1 de outubro de 2021

Moradores de Catalão registram forte ventania: "a vela já está a postos"

Foto: leitor/ Reprodução

Uma ventania no final da tarde foi vista por vários bairros de Catalão nesta sexta-feira (1), e acendeu expectativas para mais uma chuva na cidade. E há, sim, previsão de chuva para este final de semana, segundo o climatologista Rafael de Ávila.

A previsão é de que aconteça “pequena variação de nebulosidade”, o que significa que pode haver mudanças de massas de ar.
O climatologista explica que essa possibilidade de formação de “áreas de instabilidade” é prevista porque pode haver uma combinação entre calor e umidade, e é justamente isso que pode fazer com que haja pancadas de chuvas em algumas regiões, inclusive acompanhadas de rajadas de vento, raios e até granizo.

É comum que quando começa a chover aconteça queda de energia na cidade. Durante a ventania que teve à tarde, moradores ficaram com medo de acabarem no escuro novamente, porém torceram para que a chuva viesse:

“Tomara que sim, mas a vela já está a postos”, disse uma moradora.

Minutos antes de começar a primeira chuva após 166 dias em Catalão, na última sexta-feira (24), houve queda de energia em praticamente toda a cidade.

Publicado por: Badiinho Filho