24 de setembro de 2014

Por corte de repasse que era feito a Santa Casa, Ministério Público irá acionar o município de Catalão

Escrito por: Badiinho Filho

Foto: Arquivo Blog do Badiinho

DSCN1171
Doutor Fábio Bonnas disse que, o Ministério Público vai entrar ainda nesta semana com uma Ação Civil Pública em desfavor do município de Catalão”

O Ministério Público de Catalão, por meio do Promotor de Justiça na área da saúde, o Doutor Fábio Santesso Bonnas, em entrevista a Rádio Liberdade FM 102,7, falou sobre o corte no repasse de R$ 79 mil reais, feitos para a Santa Casa, para custear os plantões ginecológicos e obstetrícia, promovidos na unidade hospitalar citada a quarenta anos, sendo referência no atendimento em nossa região. A decisão foi tomada no dia 09 de setembro, através de ofício enviando pela Secretaria Municipal de Saúde a provedora da Santa Casa, Doutora Elaine Teixeira.

Segundo o promotor, desde a inauguração do Hospital Materno Infantil, ele nunca foi credenciado ao Sistema Único de Saúde (SUS) como maternidade, ou seja, o posicionamento do MP é que, com essa decisão unilateral, o custo irá aumentar muito e, o atendimento da forma que foi proposto pelo município, vai fazer com que retorne verbas do SUS para o Ministério da Saúde, dinheiro este que poderia ser investido na saúde de Catalão. Na opinião do promotor, hoje existem dois serviços de ginecologia e obstetrícia concorrendo entre si, quando um deveria ser completar ao outro. Doutor Fábio Bonnas disse também que, o Ministério Público vai entrar ainda nesta semana com uma Ação Civil Pública em desfavor do município de Catalão, no caso o Secretário Municipal de Saúde, para que os serviços sejam mantidos na Santa Casa de Catalão.

Ouçam o áudio da entrevista do Promotor de Justiça do Ministério Público de Catalão da área da saúde, Doutor Fábio Santesso Bonnas, concedida ao repórter da Rádio Liberdade FM, Clécio Fagundes

Fábio Bonnas
“Promotor Fábio Santesso Bonnas”

Fonte: Matéria veiculada pela Liberdade FM de Catalão-Goiás