Ícone do site Badiinho

Sindicato Metabase conquista avanços para trabalhadores da mineração em Catalão

Metabase amplia direitos e fortalece setor mineral na região - Foto: Divulgação

Em entrevista à Rádio Cultura de Catalão, o presidente do Sindicato Metabase, Diego Hilário, apresentou os principais avanços nas negociações trabalhistas com empresas de pequeno e médio porte do setor mineral. Ele também destacou a criação de um programa inédito de saúde e bem-estar voltado à categoria.

Representação ativa junto às terceirizadas

Segundo Hilário, o sindicato tem atuado intensamente nos meses de junho, julho e agosto, negociando direitos para trabalhadores de cerca de 27 empresas terceirizadas da região. Essas empresas prestam serviços para grandes mineradoras como Mosaic e CMOC.

Do total, 12 empresas possuem até 100 colaboradores e 15 têm mais de 100 funcionários, somando aproximadamente 5 mil trabalhadores sob a representação do sindicato.

Apesar das dificuldades financeiras enfrentadas por empresas menores, Diego avalia que as negociações costumam ser mais acessíveis e colaborativas.

“Às vezes, os pequenos têm mais boa vontade que os grandes. Recentemente, por exemplo, conseguimos 20% de reajuste no vale alimentação, mesmo com uma inflação de 5% no período”, explicou.

Programa Acordo Bem-Estar: saúde e incentivo financeiro

Outro destaque da entrevista foi o lançamento do Acordo Bem-Estar, um projeto inédito firmado com uma mineradora local. A iniciativa oferece um bônus financeiro de R$ 1.200 para trabalhadores que participam de um dia exclusivo de cuidados com a saúde, promovido pelo próprio sindicato.

O atendimento inclui consultas com psicólogo, dentista e nutricionista, tudo de forma gratuita.

“É um benefício que promove o cuidado com a saúde do trabalhador e ainda oferece um bônus financeiro. Ele cuida da saúde de graça e ainda recebe esse incentivo no mês de janeiro”, reforçou Hilário.

Mineração impulsiona a economia local

Durante a conversa, o presidente do Metabase também ressaltou a importância da mineração para o desenvolvimento regional. De acordo com ele, mais de 30% da riqueza e dos empregos de Catalão estão ligados à atividade mineral.

“O sindicato luta para manter e ampliar direitos. Quando conseguimos isso, não apenas os trabalhadores ganham — toda a cidade se beneficia, com mais consumo no comércio, mais circulação de dinheiro e geração de empregos”, completou.

Convite à categoria

Ao final da entrevista, Diego Hilario fez um apelo aos trabalhadores da mineração que ainda não conhecem o trabalho do sindicato:

“Venham nos conhecer. Nosso sindicato é pautado pelo diálogo e comprometido com a qualidade de vida do trabalhador”.

Sair da versão mobile