O MDB, partido presidido em Goiás pelo vice-governador Daniel Vilela, obteve um grande desempenho nas eleições deste último domingo, conquistando 46 das 77 prefeituras que disputou, o que representa um aproveitamento de 60%. A legenda ainda pode ampliar esse número, caso vença o segundo turno em Aparecida de Goiânia, o segundo maior colégio eleitoral do estado, atrás apenas de Goiânia.
Com os resultados alcançados, o MDB agora ocupa a segunda posição no cenário político goiano, ficando atrás apenas do União Brasil, partido do governador Ronaldo Caiado, que elegeu 94 prefeitos. O partido de Vilela superou com folga o PL, que conquistou 27 prefeituras.
Daniel Vilela destacou o perfil dos gestores eleitos pelo partido, afirmando que eles são “líderes altamente comprometidos com seus municípios” e que todos possuem o “DNA” do MDB, com foco no cuidado com as pessoas, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade social.
O desempenho do MDB nas urnas deste ano representa um crescimento expressivo de mais de 64% em relação à última eleição, em 2020, quando o partido havia conquistado 28 prefeituras. Com o pleito atual, o número de chefes de executivo municipais filiados ao partido saltou para 46, além da expectativa de vitória em Aparecida de Goiânia.
Além do aumento no número de prefeitos eleitos, o partido celebra a conquista de cidades economicamente e politicamente estratégicas no estado. Um exemplo é Rio Verde, onde Wellington Carrijo venceu. Em Catalão, Velomar Rios obteve quase 60% dos votos válidos, enquanto em Chapadão do Céu, Vinicius Terin conquistou mais de 95% dos votos. Em Mineiros, Aleomar Rezende também teve um resultado expressivo, com quase 80% dos votos válidos.
Se confirmada a vitória de Leandro Vilela em Aparecida de Goiânia, o MDB goiano atingirá a marca de 47 prefeituras no estado.
Escrito e publicado por: Badiinho Moisés