22 de agosto de 2018

Mais uma vez Pasto do Pedrinho é incendiado em Catalão

Diversas vezes vegetação do Pasto do Pedrinho. Foto: TV Sucesso/Reprodução

Um incêndio destruiu uma área de 900 metros quadrados, menos de um 1% do Pasto do Pedrinho, o tamanho parece pequeno, mas as consequências negativas são enormes. O fogo e a fumaça causaram inúmeros transtornos, principalmente aos diversos moradores do bairro Mãe de Deus.

O tempo seco e os ventos dessa época do ano, as chamas se alastram rapidamente, o que gera transtornos e desconfortos respiratórios, sem falar nos impactos ambientais causados pelos incêndios.  

Uma equipe da TV Sucesso Catalão esteve no local no momento em que as chamas se propagavam em uma parte considerável do Pasto do Pedrinho, registrando depoimentos de moradores que moram próximos a reserva.

No ano passado o Corpo de Bombeiros de Catalão atenderam quase 270 ocorrências de incêndio em vegetação. Em 2018, até agora, somam-se 184 registradas.

“Nós temos todos os anos, diversas ocorrências, diversos chamados para atendimentos nesse local (Pasto do Pedrinho), tendo em vista que é uma área ambiental de relevância para a cidade, a qual congloba diversas espécies animais e vegetais, e quando nós temos um incêndio nesse local, nós temos a perda de vida animal e vegetal em grande quantidade”, disse em entrevista Tenente Aurélio Martins.

A equipe do Corpo de Bombeiros também falou das dificuldades em combater incêndios em vegetações, principalmente em locais como o Pasto do Pedrinho.

Aurélio Martins, Tenente do Corpo de Bombeiros, lotado no 10º BBM. Foto: TV Sucesso/Reprodução

“Muitas ocorrências, cada dia nós temos um chamado diferente, e as vezes nós acabamos de fazer um combate, quando retornamos a nossa unidade já temos outro chamado, porque outra pessoa retornou ao local e colocou fogo novamente. Então é uma questão de cultura, e acho que a população de uma maneira geral têm que se unir e entender que a preservação é muito importante, pois o ecossistema vai se denegrindo como os focos que acontecem no Pasto do Pedrinho, sem falar da poluição do ar, pois o vento acaba levando aquela fuligem que vai para as casas, causando transtornos e problemas respiratórios para idosos, crianças”, destacou Aurélio Martins, Tenente do Corpo de Bombeiros, lotado no 10º BBM.

Outro ponto de preservação ambiental de Catalão com muitas reincidências de queimadas, é o Morrinho de São João, localizado no Bairro das Américas, na saída Ipameri.

Foto: TV Sucesso/Reprodução
Foto: TV Sucesso/Reprodução
Foto: TV Sucesso/Reprodução

 

Escrito por: Badiinho Filho/Com informações da TV Sucesso Catalão

Fotos: Reprodução