Ícone do site Badiinho

No 60º CONUNE, Lula reforça políticas estudantis e homenageia vítimas de tragédia na BR-153

Lula participa do 60º CONUNE em Goiânia e se reúne com sobreviventes do acidente que matou estudantes da UFPA - Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu, nesta quinta-feira (17), de forma reservada, em Goiânia, com universitários que sobreviveram ao grave acidente de trânsito na BR-153, em Porangatu, no norte de Goiás. Os estudantes, da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, estavam a caminho do 60º Congresso Nacional da União Nacional dos Estudantes (UNE), realizado na capital goiana.

Durante o encontro, Lula determinou o envio da Força Nacional do SUS para garantir assistência médica aos feridos. Além disso, ofereceu transporte para que os estudantes retornem com segurança a Belém.

O acidente aconteceu na madrugada de quarta-feira (16) e envolveu um ônibus, uma carreta e um micro-ônibus. A colisão deixou pelo menos cinco mortos. Segundo o Corpo de Bombeiros de Goiás, cerca de 70 pessoas ficaram feridas. Algumas seguem internadas.

De acordo com testemunhas, a carreta invadiu a pista contrária no km 2 da BR-153 e colidiu frontalmente com um dos ônibus do comboio da UFPA.

Lula se reúne com sobreviventes de acidente que matou estudantes da UFPA – Foto: Reprodução

Vítimas fatais

Três das cinco vítimas eram estudantes da UFPA:

Assim, a universidade decretou luto oficial de três dias.

Além deles, também morreram o motorista do micro-ônibus, Ademilson Militão de Oliveira, e o condutor da carreta, Keyne Laurentino de Oliveira. Após as investigações, os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de Porangatu.

Encontro com Lula

De acordo com a assessoria do Palácio do Planalto, o presidente se encontrou com parte da delegação paraense em uma área reservada. Assim, a conversa ocorreu pouco antes da cerimônia de abertura do congresso, no centro de eventos da Universidade Federal de Goiás (UFG). Um dos presentes era o irmão de Welfesom, uma das vítimas.

Homenagem

Dos 180 estudantes que vinham nos cinco ônibus do Pará, cerca de 100 seguiram até Goiânia. Eles foram acolhidos de forma especial pela organização do evento.

Dessa forma, durante a cerimônia de abertura, os milhares de presentes prestaram um minuto de aplausos em homenagem às vítimas. Participaram da solenidade os ministros Camilo Santana (Educação), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral), Rui Costa (Casa Civil), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), Margareth Menezes (Cultura), além do líder do governo no Senado, Jaques Wagner, do líder do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias (RJ), da reitora da UFG, Angelita Lima, e de outras autoridades.

Investimento em assistência estudantil

Ademais, durante o 60º CONUNE, o presidente Lula também sancionou o projeto que amplia os recursos do Fundo Social do Pré-Sal para ações de assistência estudantil. O fundo, criado em 2010 como compensação pela exploração de petróleo e gás, já financiava áreas como educação, saúde e combate à pobreza.

Assim, com a nova lei, os recursos vindos de royalties e participações especiais também passam a atender a Política Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). Essa política, transformada em lei em 2024 após forte pressão do movimento estudantil, será complementada por programas semelhantes nos estados e municípios.

A Pnaes assegura acesso à alimentação, transporte, moradia, saúde, inclusão digital e outros serviços essenciais. O objetivo é reduzir a evasão escolar e promover mais equidade no ensino público federal.

Sair da versão mobile