Com três representantes na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Catalão vive um momento de grande expectativa política. A cidade, que atualmente conta com os deputados Luiz Sampaio (SD), Jamil Calife (PP) e Gustavo Sebba (PSDB), pode ampliar sua presença no Parlamento estadual nas eleições de 2026. Isso porque o ex-prefeito e atual secretário estadual de Infraestrutura, Adib Elias (MDB), anunciou que pretende disputar um mandato de deputado estadual.
O movimento de Adib intensificou as conversas dentro do grupo político da cidade e reacendeu o debate sobre a força de Catalão no cenário estadual. Em entrevista ao jornalista Altair Tavares, do Diário de Goiás, Luiz Sampaio destacou a importância da união e da harmonia entre as principais lideranças locais.
“Esse é um momento muito feliz para Catalão. Nós estamos trabalhando juntos com o prefeito Velomar Rios e com o secretário Adib Elias. Imagina o tamanho da importância que tem hoje Catalão no cenário estadual?”, afirmou, ressaltando ainda o apoio do governador Ronaldo Caiado (UB) e do vice Daniel Vilela (MDB) à atual gestão municipal.
Diálogo e construção política
Luiz Sampaio assumiu o mandato em agosto, após a licença do deputado Cristiano Galindo (SD). Terceiro suplente, com mais de 11 mil votos em 2022, ele acredita que esse período na Alego será uma oportunidade importante para consolidar seu trabalho. Além disso, ele defende que as definições eleitorais ocorram de forma conjunta e equilibrada.
“Sou uma pessoa pacificadora, não sou de comprar briga. Tenho conversado com o Adib, com o Jamil e também com o deputado federal Zé Nelto. O importante é dialogar e buscar um consenso para garantir um resultado positivo tanto para Catalão quanto para o nosso grupo político, que já tem mais de 30 anos de história”, afirmou.
Por outro lado, o parlamentar reconheceu a legitimidade da pré-candidatura de Adib Elias. “Acho que ele tem toda razão em colocar o nome à disposição, assim como eu e o Jamil. No entanto, isso ainda será definido pelo grupo. Precisamos ouvir os companheiros e manter a unidade para que Catalão continue bem representada na Assembleia”, completou.
Força e representatividade
Sampaio lembrou que, há cerca de 30 anos, Catalão também teve três deputados estaduais, o que resultou em avanços significativos para o município. “São três votos na Assembleia. Você imagina o peso disso dentro da base do governo. Precisamos aproveitar essa força para garantir mais benefícios e conquistas para Catalão”, observou.
Por fim, o deputado reafirmou apoio à pré-candidatura de Daniel Vilela ao governo de Goiás em 2026. “Estamos unidos para manter essa estrutura que vem dando certo. Hoje, o governo tem trabalhado para o interior e para a capital, e essa harmonia precisa continuar”, concluiu.
Assista a entrevista no perfil do Blog do Badiinho no Instagram:
Ver essa foto no Instagram






