25 de novembro de 2015

Lançado o “Projeto Monitoramento Rural com Georreferenciamento” das propriedades em parceria com o Sindicato Rural

Escrito por: Redação/Fonte: Ascom 18º BPM

Fotos: Badiinho

DSCF5174

O 18º Batalhão de Polícia Militar (18º BPM) vem realizando o patrulhamento rural por quadrantes, e nesse contexto, imbuída no prefácio da Policia Comunitária, o 18° BPM implanta novos mecanismos capazes de evitar e conter ilícitos praticados por infratores da lei, com a parceria do Sindicato Rural de Catalão foi lançado na última ter-feira (24) no Haras 3N em Catalão, o projeto denominado “Monitoramento Rural Por GPS”, onde o Sindicato forneceu um Notebook, um GPS automotivo e um celular com capacidade de dois chips e com câmera de alta resolução para a execução dos objetivos do projeto.

Esse projeto funciona da seguinte forma: uma equipe da patrulha rural realiza visitas comunitárias rurais aos produtores, fazendo o cadastramento dos dados das propriedades no notebook, armazenando as fotos dos tratores e implementos agrícolas, marca do gado e fachada da sede, sendo gerado em seguida um número de cadastro ao proprietário. Os dados colhidos pelos policiais militares serão repassados ao Núcleo de Polícia Comunitária do 18º BPM, que fará a tabulação e armazenamento em sistema informatizado.

Os policiais da patrulha rural, ao realizarem a visita à propriedade, ira salvar a rota percorrida até a propriedade no GPS da viatura, em seguida renomeará a rota com o número do cadastro e o nome da propriedade.

Portanto, cada produtor rural irá providenciar a sua placa de identificação conforme o padrão estabelecido, que será afixada na entrada da propriedade contendo os números de telefones de contato da Polícia Militar e o número do cadastro da propriedade, sendo que esta facilitará o deslocamento da patrulha rural em caso de emergência e terá efeito preventivo ao indicar que é uma área monitorada pela Polícia Militar. Quando de uma solicitação de emergência, o proprietário informará o número do seu cadastro e a PM já terá um banco de dados inclusive com a rota do GPS para deslocamento.

Por fim, esse projeto esta aproximando muito os produtores rurais e a Polícia Militar, gerando um vinculo de confiança e resultados positivos para a prevenção criminal na zona rural do Município de Catalão.

Estiveram presentes o Comando Geral do 18º BPM, membros do Sindicato Rural incluindo o presidente Newton José da Silva, além de produtores rurais, os quais em entrevista à imprensa presente, concederam entrevistas falando os positivos que o projeto trará ao homem do campo de nossa região.

ENTREVISTA: Newton José, presidente do Sindicato Rural de Catalão 

DSCF5168

ENTREVISTA: Major Carlos José da Silveira, comandante do 18º BPM de Catalão

DSCF5167

 

ENTREVISTA: João Bosco Frezza de Amorim, agropecuarista em Catalão 

DSCF5171