29 de julho de 2020

JÁ SÃO MAIS DE 60 DIAS SEM CHUVA EM CATALÃO; TEMPO SECO DEVE PERMANECER ATÉ INÍCIO AGOSTO

Cidade de Catalão completa hoje, 64 dias sem chuva. Foto: Drone Super/Blog do Badiinho

A cidade de Catalão completou, ontem, terça-feira (28), 63 dias de estiagem. A ausência de chuvas está dentro dos padrões climáticos para a estação de inverno na região Centro-Sul do Estado de Goiás. A última precipitação foi registrada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) no dia 25 de maio de 2020. Ipameri (GO) registrou a última chuva no dia 07/05/2020 já totalizando 81 dias sem ocorrência de precipitação.

Com a temperatura em torno de 31ºC, o índice de umidade deve cair e chegar abaixo de 30% durante os próximos dias, sendo que o menor valor em julho foi 24%. Deve-se ressaltar que a estiagem ocorre devido à atuação de uma forte massa de ar seco que se instala na área central do Brasil durante o inverno. Assim, impede a formação de nuvens de chuva, avanço das frentes frias e consequentemente ausência de nebulosidade, dessa forma, a umidade tende a diminuir significativamente.

Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (CIMEHGO) indica um padrão dentro da normalidade. A tendência, será o restante do mês de julho seco e quente, o que deve permanecer pelo menos até a primeira quinzena do mês de agosto.

As informações são do Professor Rafael de Ávila Rodrigues, do Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e do Sistema de Meteorologia e Hidrologia do Estado de Goiás (SIMEHGO).

 

Escrito por: Redação