19 de fevereiro de 2013

Intensificado combate contra a poluição sonora

Seis pessoas foram multadas por trafegar com nível de volume do som além do permitido

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMAC) divulgou balanço da operação em que autuou seis pessoas por conduzirem seus veículos com volume do som além do que permite a lei. A ação, em conjunto com a Polícia Militar e Superintendência Municipal de Trânsito (SMTC), foi realizada durante a semana de carnaval. As aferições foram feitas com o aparelho decibelímentro, há cinco metros dos veículos. 

Em apenas quatro horas, seis autos de infrações foram lavrados. Todos os veículos foram conduzidos para o pátio do 18ª Batalhão da Polícia Militar de Catalão e condutores multados em aproximadamente R$ 440, acusados de perturbação ao sossego público.

DISQUE SILÊNCIO

Para coibir esse tipo de atitude, a SEMMAC intensificou o trabalho do disque silêncio. O serviço é realizado de quinta-feira à segunda-feira, a partir das 16h e tem como objetivo garantir o sossego dos moradores.

Equipes formadas por dois agentes de fiscalização da SEMMAC são responsáveis por atender as ocorrências e deslocarem até o local do barulho para fazer a medição do som.

O telefone (9952-8335) pode ser acionado em casos de festas familiares, eventos, movimentos em bares, lanchonetes ou casas de shows e som automotivo que estejam com o volume do som causando perturbação.

A princípio os agentes fazem apenas uma orientação para que o transtorno seja resolvido, havendo reincidência é aplicada uma multa que pode variar de acordo com o volume do som e tamanho do estabelecimento.

SecomCatalão