27 de junho de 2022

INCÊNDIO EM HOSPITAL SANTA CASA DE BELO HORIZONTE, CAPITAL DE MINAS GERAIS, PROVOCA DESESPERO EM PACIENTES E FUNCIONÁRIOS

Chamas começaram na saída de oxigênio do 10º andar; centenas de passageiros precisaram ser evacuados do prédio. Foto: Reprodução

A situação desesperadora vivida por pacientes e funcionários da Santa Casa de Belo Horizonte depois que um incêndio atingiu o décimo andar da unidade de saúde, na noite desta segunda-feira (27), foi registrada em vários vídeos compartilhados nas redes sociais.

Em uma das imagens, é possível ver um idoso deitado em uma maca enquanto a fumaça se acumula acima dele. “A gente não pode sair, só tem um elevador para descer todos os pacientes”, diz uma funcionária desesperada.

Em seguida, um médico grita por alguém com um “Ambu”, um respirador manual, para o idoso. Também é possível ver uma pessoa tossindo muito no corredor enfumaçado.

O porta-voz do Corpo de Bombeiros, tenente Pedro Aihara, conta que o incêndio teve início depois que um equipamento colapsou, gerando um vazamento de oxigênio do 10º andar, onde estava o UTI do hospital.

“Isso gerou um princípio de incêndio, que já foi completamente debeleado e as equipes agora fazem o rescaldo. Preventivamente, todo o hospital foi evacuado, as pessoas que podiam ser evacuadas por questões médicas”, detalha. 

Pouco antes das 22h, ainda conforme Aihara, os pacientes começavam a ser realocados na unidade de saúde. “O 10º andar segue sem fornecimento de oxigênio. Felizmente não houve nenhum registro de óbito ou de paciente diretamente afetado pelo incêndio, apenas algumas pessoas afetadas pela foligem”, completou o militar. 

Preventivamente, todos os pacientes que podiam ser removidos, por questões médicas, acabaram evacuados do prédio. Por volta das 22h, eles começavam a ser realocados no hospital, sendo que somente o 10º andar seguia interditado. 

O incêndio gerou pânico nos pacientes e trabalhadores, sendo que pessoas foram vistas correndo e entrando nos elevadores. “Felizmente não houve nenhum registro de óbito ou de paciente diretamente afetado pelo incêndio, apenas algumas pessoas afetadas pela foligem”, completou Aihara. 

A assessoria de imprensa da Santa Casa foi procurada, mas, até o momento não se posicionou sobre o ocorrido. 

 

Escrito por: Badiinho Moisés/Fonte: O Tempo