Dois incêndios de grandes proporções foram registrados nesta terça-feira (7) em Catalão. O primeiro ocorreu no pátio da Polícia Civil, no bairro Jardim Colonial, e o segundo em uma empresa de reciclagem no Distrito Minero Industrial de Catalão (DIMIC). Nos dois casos, o Corpo de Bombeiros atuou com várias equipes e caminhões de combate a incêndio, e felizmente não houve feridos.
Incêndio em empresa de reciclagem no DIMIC
No início da tarde, as equipes do 10º Batalhão Bombeiro Militar foram acionadas para combater um incêndio que atingiu o depósito de uma empresa de reciclagem, que armazena materiais vindos de outras indústrias do distrito. O fogo se espalhou rapidamente e a fumaça densa pôde ser vista de diversos pontos da cidade.
Assim, segundo o Capitão Mundim, do Corpo de Bombeiros e coordenador da Defesa Civil em Catalão, o combate foi desafiador devido à grande quantidade de materiais inflamáveis.
“Gastamos mais de 20 mil litros de água para resfriar a área e evitar a propagação para galpões adjacentes. O foco era conter o fogo e impedir que se espalhasse para outras áreas do depósito e edificações próximas”, explicou.
Além disso, o capitão destacou ainda que o período de seca e a baixa umidade do ar contribuem para o aumento dos incêndios.
“O momento é crítico. Pois, o calor intenso e a falta de umidade facilitam o início e a propagação do fogo. Tivemos dois incêndios grandes hoje, e é preciso consciência da população e cuidado redobrado”, alertou.
Apoio de empresas vizinhas
Ademais, durante o trabalho dos bombeiros, empresas vizinhas também prestaram apoio, entre elas a montadora HPE (Mitsubishi), que enviou caminhões-pipa para auxiliar no combate.
O supervisor de logística Bruno Caputti, da empresa parceira da HPE, foi o primeiro a chegar ao local com um caminhão de 35 mil litros de água, antes mesmo da chegada das equipes oficiais.
“Os bombeiros aproveitaram o caminhão e isso economizou tempo. Aqui no distrito, uma empresa ajuda a outra. É importante que todos colaborem, especialmente nesse tempo seco. O fogo se espalha rápido e pode causar grandes prejuízos”, afirmou Caputti.
De acordo com ele, há indícios de que o fogo pode ter começado após um problema na fiação elétrica.
“Houve um estouro forte e, logo depois, o incêndio começou. Dessa forma, acredito que tenha sido causado por uma falha na afiação, mas só a perícia vai confirmar”, completou.
Incêndio em pátio da Polícia Civil
Além disso, mais cedo, outro incêndio atingiu o pátio da Polícia Civil, no bairro Jardim Colonial, onde cerca de 100 veículos estavam estacionados. Segundo a corporação, o local armazenava apenas sucatas e veículos antigos que aguardavam decisão judicial para destinação.
Dessa maneira, as chamas foram controladas pelo Corpo de Bombeiros, que contou com apoio das Polícias Civil e Militar. Não houve feridos.
Alerta do Corpo de Bombeiros
Portanto, os Bombeiros reforçam que o período de seca exige atenção redobrada da população. Pois, o descarte incorreto de bitucas de cigarro, o uso de fogo em áreas abertas e descuidos com instalações elétricas são algumas das principais causas de incêndios nessa época do ano.
“Assim, é preciso conscientização. O fogo pode destruir empresas, casas e colocar vidas em risco em questão de minutos”, destacou o capitão Mundim.

