14 de outubro de 2021

Gusttavo Lima fará show em Goiânia na retomada de eventos em Goiás; evento-teste é denominado por autoridades de saúde que garantem pós-monitoramento

O cantor Gusttavo Lima também visitou o governador Ronaldo Caiado na noite da última quarta-feira (13). “Graças ao avanço da vacinação e a redução do número de internações por Covid-19 em todo o Estado, estamos, finalmente, discutindo a retomada dos eventos em Goiás. Chegou a hora de retribuir a quem fez tanto por nossa gente, com a arrecadação e doação de alimentos quando mais precisamos. Com diálogo e responsabilidade vamos encontrar um norte para levar entretenimento para os goianos, sem deixar de lado os protocolos de biossegurança e o respeito pela vida. Obrigado pela visita”, disse Caiado em post publicado no seu perfil do Instagram.

Governador Ronaldo Caiado (DEM) ao lado do cantor Gusttavo Lima. Astro da música sertaneja visitou Caiado no Palácio das Esmeraldas na noite da última quarta-feira (13/10). Foto: Reprodução/Instagram.

O secretário de Saúde do Estado de Goiás (SES-GO) Ismael Alexandrino esteve reunido nesta quarta-feira (13/10) com a equipe da produção do show do cantor Gusttavo Lima que se apresentará em evento teste no dia 23 de outubro, em Goiânia. Ele garantiu que mesmo após o show haverá monitoramento dos participantes antes e depois do evento.

Em um post no Instagram, Ismael comentou que a partir de agora, saúde e entretenimento irão andar de mãos dadas para que haja sucesso no clima de retomada e os cuidados sejam realizados da melhor maneira possível. Será necessário a partir de agora, “empatia, respeito à vida, responsabilidade social” além de ajudar as pessoas que “perderam pessoas, emprego e passaram fome”. “Achar o ponto de equilíbrio de tudo isso é um exercício diário tanto das autoridades sanitárias, quanto de todo cidadão brasileiro. A pandemia está para além de somente questões sanitárias”, avaliou.

O show que Gusttavo Lima fará terá limite para 15 mil pessoas. Todas devem estar com o ciclo vacinal completo ou com exame RT-PCR feito dois dias antes da realização do evento que apresente negativo.


Superintendente de Saúde dá detalhes sobre a organização do show de Gusttavo Lima

Numa entrevista à Bandeirantes, o superintendente em Vigilância em Saúde de Goiânia, Yves Mauro Ternes, disse que a pasta discutia com a organizadora do show de Gusttavo Lima essa possibilidade e que para ser liberado, o show, protocolos deveriam ser seguidos.

“Estamos construindo uma proposta de um protocolo junto à organizadora do evento para que haja a realização para que seja de forma segura e que as pessoas possam ir ao evento de forma segura”, disse Yves sobre o evento com Gusttavo Lima.

Entre as medidas para a permissão do evento-teste com show de Gusttavo Lima, a SMS exige que o público siga as seguintes orientações:

-Apresentação do cartão de vacinação, com o esquema vacinal completo contra a covid-19 ou com a segunda dose dentro do aprazamento estabelecido pelos laboratórios. A emissão do comprovante deve ser feito através do aplicativo ConecteSUS;

-O público presente deve apresentar comprovante de testes de covid-19 realizados em no máximo 48 horas, do tipo RT-PCR ou de antígeno;

-As máscaras permitidas serão apenas a PFF2 ou N95 e deverão ser usadas em todos os ambientes do local;

-Área de pelo menos 60 mil metros quadrados, dividida em blocos;

-Cumprimento do distanciamento de no mínimo 2,25 metros quadrados;

-Cada bloco deve ter uma portaria de acesso independente a banheiros e bares.


Leia o texto do secretário Ismael Alexandrino sobre o evento com Gusttavo Lima:

Tudo tem o seu tempo determinado debaixo do céu. E está chegando o momento de darmos mais um passo na direção da “normalidade” da vida. Saúde e Entretenimento dão as mãos, e, com diálogo, estamos buscando o tom para que façamos mais um “evento-teste” com responsabilidade, protocolos de comportamento durante o evento e monitoramento pós evento. @gusttavolima fará um show em Goiás dia 23 de Outubro, com público vacinado ou que tenha teste negativo no dia. Jamais banalizamos e jamais banalizaremos a pandemia Covid19 e a vida. Jamais desistiremos de vacinar a totalidade da população. Mas, pouco a pouco, passo a passo, tomando cuidado com os riscos, zelando pela vida humana, vamos buscando e aprendendo a viver o “novo normal”. Não temos respostas prontas diante do desconhecido, mas com avaliação sensata de cenário, com empatia, com respeito à vida, e com responsabilidade social, estou certo que conseguiremos superar este momento difícil em que tantas famílias perderam pessoas, perderam emprego, passaram fome. Achar o ponto de equilíbrio de tudo isso é um exercício diário tanto das autoridades sanitárias, quanto de todo cidadão brasileiro. A pandemia está para além de somente questões sanitárias. Que Deus continue nos iluminando para tomarmos decisões corretas, sensatas, serenas, equilibradas. Cada vida importa! Para o alto e avante!

 

Publicado por: Badiinho Filho – Com informações do Diário de Goiás