7 de março de 2016

Governo fará concurso na PM e Polícia Civil com faixa de salários mais baixos

Escrito por: Samuel Straiotto

Foto: Reprodução

marconi_anuncio_concurso_pm_e_pc

Foi anunciado pelo governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB) a realização de concurso público para 2,5 mil vagas na PM e 500 na Polícia Civil. 230 aprovados no último concurso da Polícia Técnico-Científica serão chamados pelo governo nos próximos 30 dias.

“Nós vamos começar a preparar um novo concurso para a Polícia Civil e para a Polícia Militar, abrindo 2,5 mil novas vagas para a Polícia Militar e 500 novas vagas para a Polícia Civil. Também tomamos a decisão de encaminhar um ofício a Casa Civil, solicitando para os próximos 30 dias o chamamento de 230 concursados da Polícia Técnico-Científica”, explicou o governador.

Segundo Perillo a decisão foi tomada levando em consideração uma expectativa quanto a Lei de Responsabilidade Fiscal. De acordo com o governador no momento há um impedimento de novas contratações por conta de o Estado ter ultrapassado o limite prudencial. No entanto, o governo já tem informações que já será possível fazer as contratações para a Polícia Técnico- Científica.


Vagas

De acordo com o governador, na Polícia Civil será criado o cargo de agentes de 4ª classe. Na Polícia Militar volta a existir a de soldado de 3ª classe. O concurso será realizado somente para estas duas funções. Os salários deverão ficar em torno de R$ 1,5 mil e para quem possui nível médio completo. Marconi Perillo destacou que ainda não há uma informação precisa sobre o impacto financeiro destes concursos.

O vice- governador de Goiás, José Éliton Júnior, informou que as promoções para as categorias ocorrerão a partir de cinco anos de exercício da função.

A realização de concurso foi anunciada pelo governador de Goiás, Marconi Perillo, após reunião entre representantes de diferentes órgãos e dos três poderes. As autoridades integram uma Força Tarefa, criada no último dia 24 para tentar barrar o avanço da violência em Goiás.


Adequações

Quanto à contratação oriunda da realização dos concursos, o governador ressaltou que até lá será possível. Ele acredita que alterações na Lei de Previdência Complementar resultará na diminuição de impacto previdenciário e mudanças em outras leis poderão ser revertidos em economias de recursos.

O chefe do Executivo argumento que se por um lado aumenta a quantidade de gastos com contratações, pretende fazer enxugamento de gastos em outras áreas, para tentar manter o equilíbrio financeiro do governo.


Gratificações

O governador destacou que pretende aumentar o valor pago as gratificações concedidas a policiais. “Vamos equipar as gratificações dos policiais as gratificações de trânsito e melhorar as gratificações por apreensões de armas”, afirmou.


Nas ruas

Marconi Perillo tem expectativa de que o concurso seja realizado num prazo de um ano. A partir da aprovação, os policiais passarão a fazer cursos e já poderão ser aproveitados nas atividades.


Excedentes

O governador ainda explicou que o novo concurso para PM’s nada tem a ver com o chamamento dos excedentes do último certame. Caso haja necessidade, aprovados que estão no cadastro de reserva poderão ser convocados. Segundo Perillo, de acordo com a legalidade e com a disponibilidade financeira do Executivo.


Polícia Técnico Científica

O governador Marconi Perillo ainda anunciou que nos próximos 30 dias pretende chamar 230 aprovados no concurso da Polícia Técnico Científica. “Se não tivermos problemas em relação a Lei de Responsabilidade Fiscal, faremos o chamamento. O restante tão logo tenhamos folga financeira”, destacou Perillo.