31 de março de 2017

Goiandira recebe sistema de monitoramento através de parceria do Conselho de Segurança do Município

Escrito por: Badiinho Filho

Fotos: Blog do Badiinho

“Prefeito, presidente de Câmara de Vereadores, autoridades do Judiciário e MP de Goiandira com representantes da PM e PC”

Aconteceu na manhã desta quinta-feira, 30 de março, na Câmara Municipal de Goiandira, a inauguração da implantação do sistema de monitoramento da cidade de Goiandira, benefício assegurado através de um trabalho realizado pelo Conselho de Segurança do Município, que segundo o prefeito da cidade, Odemir Moreira (PSDB), é composto por pessoas da comunidade, com o apoio do Judiciário e do Ministério Público de Goiandira, sendo cedido por parte da prefeitura os espaços e outras pequenas contrapartidas. O prefeito também revelou que tem a intenção em aumentar a parceria, expandido o projeto, onde deverá a prefeitura patrocinar mais câmaras, uma vez que ficará com um custo bem menor, pois o sistema já está implantado.

“A importância desse equipamento de segurança monitorado, é que vai dar mais a Polícia Militar e Polícia Civil, de acompanhar e auxiliar situações de crimes que acontecer, através deste monitoramento que foram instalados em pontos estratégicos da cidade”, disso o prefeito Odemir Moreira (PSDB) em entrevista ao Blog do Badiinho.

Além do prefeito da cidade, participaram do evento, o Promotor de Justiça da cidade de Catalão, Ronny Alvacir Vargas, o chefe de gabinete do Procurador Geral da Justiça, Jades Guedes Coelho, o Procurador Geral da Justiça do Estado de Goiás, Dr. Benedito Torres, Dr. Lucas Arantes Promotor de Justiça de Goiandira, Dr. Hugo Gutemberg Juiz da Comarca de Goiandira, Comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Carlos José da Silveira, Delegado Regional da Polícia Civil, Dr. Jean Carlos Arruda, Dr. Vitor Margon delegado da cidade de Goiandira, presidente da Câmara de Vereadores de Goiandira, vereador Antônio Raimundo Sobrinho (Preguinho) e do presidente do Conselho de Segurança do Município, Valderci Bernardes. 

Goiandira está posicionada em uma localização geográfica que favorece muito a ação criminosa, ela praticamente liga duas rodovias estaduais, se você entender que existe uma GO que liga a 330, passa por Goiandira indo até Cumari que liga diretamente a BR 050, sem necessariamente passar crivo da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), a gente percebe que aqui (Goiandira) é realmente um ponto estratégico para a fuga de marginais, e realmente a instalação de um monitoramento na cidade de Goiandira, vai auxiliar todo mundo, Catalão, a própria Goiandira, Nova Aurora, Cumari e Anhanguera, essas cinco cidades saem beneficiadas com a instalação destes equipamentos”, afirmou o Comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar de Catalão, Tenente Coronel Carlos José da Silveira, em entrevista do Blog do Badiinho.

“Dr. Benedito Torres, Procurador Geral da Justiça do Estado de Goiás”

Em sua fala, o Dr. Benedito Torres, afirmou que seu primeiro ato como Procurador Geral da Justiça e Goiás, foi o evento na cidade de Goiandira, justamente para prestigiar o trabalho aqui realizado. “Sei das dificuldades da segurança pública no estado de Goiás como também no Brasil inteiro, e esse trabalho de monitoramento por câmeras, talvez seja a primeira cidade de Goiás a atingir toda a região, um município tem notícia do outro se houver algum acontecimento com relação a crimes, mas é um trabalho exemplar, um trabalho piloto que pode servir para o restante do estado”, disse em início de sua fala, Dr. Benedito Torres, Procurador Geral da Justiça do Estado de Goiás.

O projeto foi executado pela empresa de Catalão, INFOMARRA em parceria com a CBNET, com 14 câmeras de monitoramento instaladas em 9 pontos estratégicos da cidade, ao custo de R$ 65 mil reais.