6 de maio de 2019

GOIANDIRA GOIÁS, A RICA E FARTA TERRA BRANCA CELEBRA HOJE SEU 88 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

Foto: Facebook Goiandira-GO/Reprodução

A pacata e calma cidade de Goiandira-GO, no Sul de Goiás, que é agitada em dias festivos como por exemplo no feriado de carnaval, o qual é considerado a folia das famílias da nossa região por ser muito bem organizado e reunir foliões de todas as idades e tribos, a cidade da terra branca também é de solo fértil e produtivo, sendo o setor agropecuário a mola propulsora da economia da cidade com pouco mais de 5 mil habitantes. De acordo com estatísticas, a produção agrícola concentra-se em cana-de-açúcar, mandioca, milho, soja (1 200 ha), além de banana, arroz, palmito, feijão (88 ha) e café. Quanto à produção pecuária, destaca-se o gado bovino, seguido pelo de aves e de suínos.

Goiandira é também destaque pela qualidade de vida de seus munícipes, de um povo amigo, ordeiro, hospitaleiro e bem receptivo.


Histórico

O território de Goiandira foi habitado primitivamente pela tribo dos Caiapós, da região de Araxá, espalhada por quase todo o Triângulo Mineiro, e cuja existência é comprovada pela família dos Bugres ali falecidos em 1940, além dos restos de utensílios de barro encontrado sem escavações às margens do córrego adjacentes. Em 1800, Tomás Garcia, vindo de Minas Gerais, tomou posse de vasta extensão de terras que compunham a sesmaria de “Campo Limpo”, transmitindo metade das terras a Jerônimo Teixeira, ao preço de cem réis o alqueire. Esses conquistadores e os tropeiros e carreiros foram os devassadores da região.

 O povoado de Campo Limpo crescia lentamente, até que chegaram os trilhos da Estrada de Ferro Goiás dando-lhe vigoroso impulso econômico. Elevou-se a distrito, em 25 de janeiro de 1915, pela Lei Municipal nº 39, de Catalão.

Ao atingir um bom nível de desenvolvimento, gerado mormente pela ferrovia, desde sua emancipação, pelo Decreto-Lei 799, de 6 de março de 1931, instalando-se o município em 6 de maio do mesmo ano, com a denominação de “GOIANDIRA”, nome da Estação local.


Gentílico: goiandirense


Formação administrativa

Distrito criado com a denominação de Goiandira, pela lei municipal nº 39, de 25-01-1915, subordinado ao município de Catalão.

Nos quadros de apuração do Recenseamento Geral de 1-IX-1920, o distrito de Goiandira figura no município de Catalão.

Elevado à categoria de município com a denominação de Goiandira, pelo decreto estadual nº 799, de 06-03-1931, desmembrado de Catalão. Sede no antigo distrito de Goiandira. Constituído de 2 distritos: Goiandira e Cumari, ambos desmembrados de Catalão. Instalado em 06-05-1931.

Pelo decreto estadual n º 1112, de 28-05-1931, o município de Goiandira adquiriu do município de Corumbaíba o distrito de Nova Aurora.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 3 distritos: Goiandira, Cumari e Nova Aurora.

Pela lei estadual nº 38, de 10-12-1947, desmembra do município de Goiandira o distrito de Cumari. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de 2 distritos: Goiandira e Nova Aurora.

Pela lei estadual nº 881, de 11-11-1953, desmembra do município de Goiandira o distrito de Nova Aurora. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007. (Fonte: Biblioteca IBGE). 

 

 

FESTIVIDADES EM COMEMORAÇÃO AOS 88 ANOS DE GOIANDIRA

Para comemorar o aniversário de Goiandira, a Prefeitura de lá preparou uma semana inteira de festa com shows, eventos esportivos e religiosos, desfile cívico que aconteceu hoje, e eventos em comemoração ao dia das mães que será realizado no próximo final de semana.

 

Escrito por: Badiinho Filho