Após 39 dias consecutivos sem chuvas significativas, Catalão deve enfrentar uma semana marcada por queda nas temperaturas, ventos fortes e tempo seco. De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (CIMEHGO), a partir desta terça-feira (11), o avanço de uma massa de ar frio de origem polar vai derrubar as temperaturas mínimas na região centro-sul e leste do Estado, incluindo o Sudeste goiano.
Na segunda-feira (10), ainda há possibilidade de formação de áreas de instabilidade em Goiás, especialmente no centro-sul. A combinação de calor e umidade pode provocar rajadas de vento e levantar nuvens de poeira em pontos isolados.
Em Catalão, a previsão é de sol com variação de nebulosidade, sem chuva. As temperaturas devem oscilar entre 16ºC (mínima) e 29ºC (máxima), com umidade relativa do ar variando de 35% a 85%. O nascer do sol será às 6h41 e o pôr às 17h50.
A tendência é de que o clima continue seco e frio ao longo da semana. As mínimas em Goiás devem cair entre 10ºC e 14ºC, sendo a quinta-feira (13) apontada como o dia mais frio. A recomendação é para cuidados com a saúde, hidratação constante e atenção redobrada com o risco de incêndios florestais, que aumenta nesse período de estiagem.
Conforme inform o coordenador do CIMEHGO, André Amorim, junho é historicamente caracterizado por redução drástica nas chuvas. Desde o início do mês passado, o órgão passou a contabilizar os dias consecutivos sem precipitação significativa (menos de 0,5 mm), e Catalão já acumula 39 dias de tempo seco, número que também se repete em grande parte do centro-sul goiano.
Fonte: CIMEHGO/INMET
Informações Técnicas: Prof. Rafael de Ávila Rodrigues – Laboratório de Climatologia IGEO/UFCA






