30 de janeiro de 2021

FINALISTAS DA LIBERTADORES, PALMEIRAS E SANTOS PROTAGONIZAM MEMORÁVEIS NO CENÁRIO NACIONAL; SBT TRANSMITE PARTIDA PARA TODO O BRASIL

Principal momento dessa rivalidade aconteceu em 2015, ano em que o Peixe levou o Campeonato Paulista e o Verdão faturou a Copa do Brasil. Imagem: Reprodução 

Palmeiras e Santos desembarcam no Maracanã em busca da glória eterna da Libertadores, para a partida mais importante desse confronto histórico, que já colocou frente a frente o “Rei” Pelé e o “Divino” Ademir da Guia, em partidas que marcaram as décadas de 1960 e 1970.

A partir dos anos 2000, a rivalidade ganhou novos capítulos, com jogos decisivos pelo Campeonato Paulista e pela Copa do Brasil. A vantagem do Peixe foi construída no período em que o craque Neymar desfilou sua habilidade no futebol brasileiro. Tivemos também confrontos memoráveis durante o ano de 2015, com direito a consagração do goleiro Fernando Prass.

Neste sábado (30), o SBT transmite para todo o Brasil o principal duelo dessa rivalidade. Dois dos principais clubes do país duelando pelo topo continental. Rony e Marinho como candidatos a protagonistas de uma final emocionante. Quem leva essa, torcedor?

Enquanto as equipes não entram em campo, vamos voltar no tempo e relembrar alguns jogos que não saem da memória.

Semifinal do Campeonato Paulista de 2000 (vitória do Santos)

No final da chamada “Era Parmalat”, o Palmeiras, que já havia ganho o torneio Rio-São Paulo no primeiro semestre, enfrentou um Santos “galático”, com nomes de peso no elenco como os do goleiro Carlos Germano, do volante Rincón, do experiente meia Valdo e do atacante Valdir Bigode.

Nem todos entraram em campo na partida decisiva, vencida pelo time da Vila, com um 3 a 2 heroico no segundo jogo, após o Palmeiras abrir 2 a 0, com Argel e Euller, e ver o Peixe virar no final, com gol derradeiro de Dodô.

Semifinal do Campoenato Paulista de 2009 (vitória do Santos)

O Santos de Neymar se classificou para a final do estadual daquele ano com duas vitórias por 2 a 1, a última delas no antigo estádio Palestra Itália, com direito a gol de pênalti de Kleber Pereira no goleiro Marcos, expulsão do zagueiro Maurício Ramos e um gol de fora da área do volante Pierre, após falha de Fábio Costa.

Quartas de final do Campeonato Paulista de 2013 (vitória do Santos)

Em jogo único na Vila Belmiro, já que o Santos tinha a melhor campanha, as equipes empataram no tempo normal por 1 a 1, com gols de Cícero para o Alvinegro e Kleber, ex-Porto (POR) para o Palmeiras. Nos pênaltis, grande atuação do goleiro Rafael e vitória santista por 4 a 2.

Final do Campeonato Paulista de 2015 (vitória do Santos)

O Palmeiras chegava a uma final de estadual após sete anos. Naquele time, Dudu dava seus primeiros passos no clube, à época comandando por Oswaldo Oliveira. No primeiro confronto, vantagem alviverde por 1 a 0, com gol de Leandro Pereira. Na volta, ótima partida de Ricardo Oliveira e Robinho, 2 a 1 no tempo normal e título para o Peixe nas cobranças de pênalti.

Final da Copa do Brasil de 2015 (vitória do Palmeiras)

O ano de 2015 acirrou a rivalidade entre as equipes, vcom provocações de lado a lado. A base que decidiu o Paulistão no início do ano também duelou pela taça da Copa do Brasil. Na Baixada, gol solitário de Gabigol, pênalti perdido de Victor Ferraz e chance de ouro desperdiçada aos 50 minutos de jogo pelo atacante Nilson.

Uma semana depois, o Alianz Parque recebia sua primeira final nacional. Em noite de Dudu, autor de dois gols, o palmeirense ainda viu Ricardo Oliveira levar o sofrimento para as cobranças de pênalti. No fim, Fernando Prass, que já havia feito a parte dele, defendendo, cobrou a última penalidade e fez o palmeirense soltar o grito na casa nova. 

Semifinal do Campeonato Paulista de 2016 (vitória do Santos)

O Peixe conquistaria seu 22º titulo estadual diante do Audax. Mas antes de chegar à final despachou o Palmeiras, novamente em jogo único na Vila Belmiro, o Palmeiras foi buscar o empate nos últimos minutos, com dois gols de Rafael Marques, após sair perdendo por 2 a 0. Nos tiros livres, classificação praiana. Estava naquele time o meia Lucas Lima, hoje vestindo verde e branco. 

Semifinal do Campeonato Paulista de 2018 (vitória do Palmeiras)

Novamente em dois confrontos, com uma vitória para cada lado, o Palmeiras do técnico Roger Machado carimbou o passaporte à final nos pênaltis. Jailson pegou a cobrança de Diogo Vitor e o meia venezuelano Guerra garantindo o Verdão na decisão.

Final da Copa Libertadores 2020

Mais uma história a ser escrita. O Palmeiras, dono da melhor campanha na primeira fase do torneio, despachou Delfín (EQU), Libertad (PAR) e o todo poderoso River Plate (ARG), vencendo na Argentina e perdendo em casa de maneira irreconhecível.

Já o Peixe foi líder do grupo G e passou pela LDU (EQU), Grêmio, com direito a goleada por 4 a 1 no jogo de volta, e Boca Junior (ARG), em um 3 a 0 maiúsculo na Vila Belmiro.

 

Escrito por: Redação/SBT