30 de setembro de 2017

Festa do Rosário 2017: Corpo de Bombeiros de Catalão afirma que indeferimento de alvará do Ranchão foi por falta de laudo técnico da Celg

“Falta de laudo da Celg impossibilita funcionamento da praça de alimentação da Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário”

O Blog do Badiinho entrou em contato com o Comandante do 10º Batalhão de Bombeiro Militar, Tenente Coronel Warley Martins, que explicou detalhadamente o porquê o Alvará para o funcionamento da praça de alimentação (Ranchão) foi indeferido.   

Segundo o Coronel, foi feito uma vistoria e ficou faltando ser apresentado um documento, um laudo da Celg, atestando que a proximidade da estrutura do Ranchão com a rede permanente, rede pública (alta tensão) não proporcione riscos, pois não é de competência do Corpo de Bombeiros dizer se é seguro ou não.

O Comandante do Corpo de Bombeiros também afirmou que no ano passado esse documento foi apresentado pelo festeiro, o que não aconteceu neste ano.

“A festa ela é repartida em vários ambientes, e praticamente todos eles, foram deferidos, pois esse ano está com uma estrutura excelente, muito bem organizada, em relação aos outros anos nem se compara. A questão é que o Ranchão que antes funcionava com estrutura de palha, e agora colocou-se estrutura metálica, se encontra muito próximo a rede elétrica publica, e nós (Corpo de Bombeiros), não temos competência técnica para afirmar se ali apresenta riscou ou não as pessoas que ali frequentam. Então, nós solicitamos que eles (organização do evento), pegassem um documento junto a Celg, concluindo se oferece riscos ou não as pessoas. No ano passado nós pedimos, o festeiro anterior conseguiu junto a Celg esse documento, atestando que não apresenta riscos, e esse ano não foi apresentado isso para o Corpo de Bombeiro. Então, até que seja apresentado esse laudo, atestando que não há riscos ou que outra medida seja tomada, afim de resolver de reduzir e evitar risco de descarga elétrica, infelizmente o Corpo de Bombeiros não pode autorizar a utilização do Ranchão.

“Com relação as barracas, em relação ao Centro Folclórico, a estrutura da onde é realizado as missas estão tudo ok. Foram apresentados todos os documentos, as barraquinhas estão com acesso ao Corpo de Bombeiros como foi solicitado, as instalações elétricas da mesma forma a estrutura da mesma forma. Então, somente a parte do Ranchão que até o momento não foi autorixado pelo Corpo de Bombeiros, disse com exclusividade ao Blog do Badiinho o Comandante do 10º Batalhão de Bombeiro Militar, Tenente Coronel Warley Martins de Sousa.


Ouçam o áudio do Tenente Coronel Warley Martins de Sousa, Comandante do 10º BBM 

“Comandante do 10° Batalhão de Bombeiro Militar de Catalão, Tenente Coronel Warley Martins de Sousa” Foto: Arquivo/Blog do Badiinho 

 

 

 

Posteriormente Comandante divulgou áudio para toda a imprensa de Catalão

Desde o surgimento do problema até o presente momento, o Blog do Badiinho acompanha o caso, e uma sugestão apresentada pelo presidente da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, Leonardo Bueno, para resolver o problema e conseguir o laudo da Celg, seria emborrachar a parte da estrutura que está próxima a rede elétrica, porém, nossa redação tentou várias vezes contato com o presidente da Irmandade e com o festeiro Paulo Arruda, que não atenderam e nem retornaram nossas ligações até a publicação da matéria.

Escrito por: Badiinho Filho 

Fotos: Setor de Social Mídia do Blog do Badiinho