25 de outubro de 2017

Falta de água nos bairros faz com que a SAE implemente o rodízio no abastecimento da cidade

“Ribeirão Pari voltou a secar novamente com a forte seca”

A Superintendência Municipal de Água e Esgoto (SAE) de Catalão, confirmou nas últimas horas que iniciará o sistema de rodizio no abastecimento de água da cidade.

O fornecimento da água tinha normalizado no finalzinho do mês de setembro com as primeiras chuvas que caíram depois de um longo período de estiagem de quatro meses. Agora são 22 dias sem chuva, e o Ribeirão Pari voltou a secar novamente.

A SAE recorreu aos poços artesianos e a uma barragem que fica a 15 quilômetros de Catalão, onde tem bastante água, mas a tubulação para levar a água para abastecer a cidade é estreita, e a rede está sendo duplicada, mas ainda não ficou pronta.

A Secretaria Municipal de Comunicação da Prefeitura de Catalão, divulgou em suas páginas das redes sociais um vídeo informando que a SAE está promovendo uma ação para conter a crise hídrica na cidade e para aumentar a captação imediata de água.

“Nós estamos com o Samambaia praticamente sem água, então a gente tinha uma captação para bastecer a cidade de 220 litros por segundo através do Samambaia, e nós estamos conseguindo captar 140, 145 litros por que o Samambaia que está praticamente seco. Então com esses 130 litros que a gente espera ganhar com essa duplicação parcial, nós devemos recuperar o sistema e abastecer Catalão, até porque vamos conseguir aumentar a vazão, mesmo sem completar a duplicação”, explicou no vídeo o superintende da SAE de Catalão.

A comunicação da prefeitura divulgará ainda nesta quarta-feira, 25 de outubro, o cronograma completo do rodízio a ser feito nos bairros da cidade.

 

Escrito por: Badiinho Filho

Foto: Reprodução