30 de abril de 2014

Faeg doa 19 mil doses de vacina contra febre aftosa para pequenos produtores

Escrito por: Ascom Faeg

Vacinação contra Febre Aftosa e Raiva;Prefeito e Sec Chico Machado
“A doação será feita à Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e repassada às comunidades carentes”
Com a doação de 19 mil doses contra a febre aftosa, a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) participa, às 9 horas desta quarta-feira (30), do lançamento da 1ª Etapa Anual da Campanha de Vacinação dos rebanhos bovino e bubalino contra a febre aftosa.  A doação será feita à Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e repassada às comunidades carentes.

A Agrodefesa recebe as doses e distribui a vacina para comunidades carentes, entidades e instituições de assistência social e de pesquisa, além disso fica responsável por garantir que os animais sejam vacinados. A entrega será feita na Fazenda Engil, em Terezópolis de Goiás. Na ocasião estarão presentes o governador Marconi Perillo, o presidente da Faeg, José Mário Schreiner, e o presidente da Agrodefesa, Antenor Nogueira.

Fim da vacina
 
No início do mês de abril representantes da Faeg e do setor se reuniram para debater a proposta de fim da vacinação contra a febre aftosa. Entre pontos negativos e positivos que poderiam atingir os criadores de gado de corte, leite e suínos, dentre outros, e consequentemente à economia goiana como um todo, ficou definida a continuidade da vacinação contra aftosa em Goiás.

A proposta foi apresentada pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seagro) e pela Agrodefesa. “Partir para o status de zona livre de aftosa sem vacinação é algo que todos os produtores esperam ansiosamente, haja visto que já estamos há 18 anos sem foco da doença. Mas, para países como a Coréia e o Japão, não basta que apenas Goiás não vacine mais. Precisaríamos fazer um esforço muito grande para que todo o Brasil estivesse num mesmo status de zona livre da aftosa”, explica o presidente da Faeg, José Mário Schreiner.