5 de julho de 2023

FÁBRICA DA JOHN DEERE PLANEJA DEMITIR 250 FUNCIONÁRIOS DO TURNO DA NOITE DEVIDO À QUEDA NA PRODUÇÃO DE PULVERIZADORES

Previsão é que Jonh Deere em Catalão desative turno da noite acarretando na demissão de 250 funcionários. Foto: Reprodução

A fábrica da John Deere, em Catalão, está planejando demitir aproximadamente 250 funcionários do turno da noite, de acordo com informações divulgadas pelo Sindicato dos Metalúrgicos em suas redes sociais na última terça-feira, 4 de julho.

O sindicato informou que, devido à queda na produção de pulverizadores, a empresa indicou que poderá fazer uma readequação em seu quadro de funcionários a partir de agosto. A possibilidade das demissões no próximo mês foi comunicada pela própria John Deere durante uma reunião com os sindicalistas realizada na terça-feira, 4 de julho, durante  diálogo para a campanha salarial 2023/2024. No entanto, o comunicado gerou um clima negativo e preocupação entre os sindicalistas devido à instabilidade inesperada.

O Sindicato dos Metalúrgicos sugeriu que a John Deere implemente o sistema de layoff, que envolve a suspensão temporária de contratos de trabalho ou a redução da remuneração e da jornada de trabalho. Essa medida permitiria que os funcionários fossem afastados ou suas jornadas reduzidas sem necessariamente serem demitidos. A empresa afirmou que analisará a sugestão, mas não descartará as demissões. A justificativa para a readequação do quadro de funcionários da John Deere é o baixo volume de produção na empresa, causado pela alta dos juros, que está impactando todo o setor produtivo brasileiro.

Como resposta à situação, os sindicalistas realizaram uma assembleia geral em frente à fábrica da John Deere na manhã desta quarta-feira, 5 de julho. O Badiinho está disponível para manifestações por parte da empresa.

 

Publicado por: Badiinho Moisés