Ícone do site Badiinho

Operação ‘Falso Prêmio’ em São Paulo desarticula quadrilha de estelionato virtual com vítimas em Catalão

Polícia Civil de Catalão prende golpistas em São Paulo durante Operação Falso Prêmio - Foto: 9ª DRP

A Polícia Civil de Goiás, por meio da equipe da 1ª Delegacia Distrital de Polícia (DDP) de Catalão, deflagrou nesta quarta-feira (12) a Operação Falso Prêmio em São Paulo e Guarulhos (SP). A ação contou com apoio da Polícia Civil paulista e teve como objetivo desarticular uma organização criminosa envolvida em golpes virtuais e lavagem de dinheiro.

Durante a operação, os agentes cumpriram 10 mandados de busca e apreensão e 3 mandados de prisão preventiva. Os suspeitos foram presos e encaminhados ao sistema prisional de São Paulo, onde aguardam transferência para Goiás.

Vítima de Catalão perdeu R$ 14 mil em golpe

As investigações começaram após o registro de uma ocorrência em julho de 2025, quando uma moradora de Catalão foi vítima de estelionato virtual. Pois, a mulher recebeu uma videochamada pelo WhatsApp informando, de forma fraudulenta, que havia ganhado um prêmio em dinheiro de um supermercado local.

Assim, seguindo as orientações dos golpistas, ela clicou em um link falso e foi direcionada ao aplicativo do próprio banco. Após a ligação, percebeu uma transferência indevida de R$ 14 mil via PIX.

Assista o vídeo disponível no perfil do Blog do Badiinho no Instagram: 

Estrutura criminosa identificada

Dessa forma, com o uso de inteligência policial e técnicas de investigação digital, a equipe da 1ª DDP identificou um grupo criminoso estruturado, sediado na zona leste de São Paulo e em Guarulhos. Os integrantes se dividiam em funções: aquisição de celulares e chips, habilitação de redes Wi-Fi, realização de ligações e abertura de contas bancárias “laranjas” para movimentar o dinheiro dos golpes.

Além disso, dois dos suspeitos presos já tinham ocorrências por estelionato, com contas bancárias usadas em fraudes semelhantes. Durante a operação, os policiais apreenderam notebooks, computadores e sete celulares, que serão analisados para aprofundar a investigação.

Integração entre as polícias

Portanto, a Polícia Civil de Goiás destacou que o sucesso da operação resulta da cooperação entre as polícias judiciárias dos dois estados. Assim, a instituição reafirmou seu compromisso no combate aos crimes virtuais e à criminalidade organizada, reforçando a importância de ações conjuntas para identificar e prender golpistas.

Sair da versão mobile