6 de maio de 2024

Equatorial Energia lança programa ‘Escola de Eletricistas 2024’ com 450 vagas gratuitas

Foto: Divulgação/Equatorial Goiás

O Grupo Equatorial Energia abriu inscrições para o Programa Escola de Eletricistas 2024, que oferece formação gratuita para quem deseja trabalhar no setor de distribuição de energia elétrica. Em Goiás, estão disponíveis 125 vagas, distribuídas entre Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Jataí e Catalão. O programa, que é realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (Senai), oferece ao todo 450 vagas, incluindo também os estados do Maranhão, Pará, Piauí, Alagoas e Rio Grande do Sul. O edital e as inscrições podem ser acessados no site escoladeeletricistaseqtl.com.br.

Para participar, os candidatos devem ser maiores de 18 anos, ter ensino médio completo e possuir carteira nacional de habilitação (CNH) categoria B definitiva, dentro do prazo de validade.

O presidente da Equatorial Goiás, Lener Jayme, destaca que o programa proporciona capacitação profissional de qualidade e gratuita, além de fomentar a autonomia econômica dos participantes. Ele também menciona que a formação busca atender a crescente demanda por profissionais no setor elétrico. As turmas mistas são um diferencial, incentivando a participação de mulheres em um setor predominantemente masculino. Na última edição, em Goiás, 31 mulheres concluíram o curso. Uma dessas mulheres, Maria Josélia Pierote, de 40 anos, viu no programa uma grande oportunidade para avançar em sua carreira. Hoje, ela está cursando engenharia elétrica e foi contratada como Eletricista Júnior pela Equatorial.

O processo seletivo para o programa será realizado em etapas eliminatórias e classificatórias. Os detalhes do cronograma podem ser encontrados no edital de cada município. A carga horária total do curso é de 592 horas, incluindo 480 horas de formação profissionalizante e 112 horas de curso comportamental, que visa desenvolver habilidades como raciocínio lógico, comunicação, e relacionamento interpessoal. Durante o período do curso, os alunos recebem uma ajuda de custo mensal para auxiliar na conclusão da formação.

Desde o início do projeto em 2022, o Programa Escola de Eletricistas formou mais de 1.100 profissionais. A primeira edição em Goiás, realizada em agosto do ano passado, formou mais de 150 profissionais, incluindo Herberth Pereira, de 24 anos, que relata que o curso mudou sua vida e trajetória profissional, dando-lhe a oportunidade de ingressar em um campo que sempre o interessou.

O programa Escola de Eletricistas está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), com foco na educação de qualidade e na igualdade de gênero, além de contribuir para a erradicação da pobreza, o trabalho decente e o crescimento econômico, e a redução das desigualdades. Estes compromissos reforçam o objetivo do Grupo Equatorial de construir uma sociedade mais justa e um futuro melhor para todos.

Assista o vídeo no perfil do Blog do Badiinho no Instagram: