17 de maio de 2016

ENTREVISTA: Padre Murah Rannier da Paróquia São Francisco de Assis

 Escrito por: Badiinho Filho

Fotos: Reprodução

O Blog do Badiinho conversou na manhã de hoje, terça-feira, 17, com o Padre Murah Rannier da Paróquia São Francisco de Assis. Na entrevista o Padre falou da vasta agenda de eventos realizados pela Paróquia durante todo ano, em especial da 5ª Quermesse da Capela São José do Operário e da Caminhada pela Vida que acontece na próxima quinta-feira (19).

11203157_1554898098064098_588603210511642603_n
“Padre Murah Rannier da Paróquia São Francisco de Assis”

Blog do Badiinho: Padre Murah, a Paróquia São Francisco sempre vem realizando grandes eventos na cidade de Catalão, fala um pouco quais são os intuitos destes eventos?


Padre Murah:
São três as finalidades desses eventos: A primeira vem do fato de louvar a Deus que por meio de homens e mulheres, pela graça divina e por suas obras se santificaram em suas vidas, continua a sua obra no mundo e também honrar a memória desses mesmos homens e mulheres que, com esmero e dedicação, dedicaram suas vidas a Deus e aos irmãos. A segunda finalidade é gerar um ambiente de encontro, comunhão, convivência e confraternização entre as famílias de nossa comunidade. E a terceira e última finalidade é de levantar fundos para a manutenção das comunidades ou obras sociais e estruturais (construções/reformas, etc). No caso, os valores arrecadados na “5ª Quermesse de São José Operário” permanecem na própria comunidade que começa a dar seus passos e ainda precisa de investimentos e alguns incrementos em obras e materiais litúrgicos na própria comunidade.


B.B: Na próxima quinta-feira, 19 de mais será iniciada a 5ª Quermesse São José do Operário, localizada no Loteamento Estrela, fala um pouco deste evento?

430f162d-e2c7-4a2e-bacb-970857b81cde

 P. M: A comunidade é a caçula de nossa paróquia e ao longo dos últimos anos tem tido grande participação da comunidade da paróquia São Francisco de Assis na Quermesse da Capela. Não só os próprios participantes da Capela, mas os demais paroquianos espalhados ao longo do território da Paróquia, participantes nas diversas Capelas e na Matriz, além é claro de pessoas participantes nas diversas comunidades das outras paróquias da cidade de Catalão e até de fora. Sendo que após as missas, todos os dias haverá a parte social com as barraquinhas de comidas tradicionais como pastel, empadão, churrasquinho, caldos, cachorro quente e diversas outras guloseimas para agradar o paladar de todos.

B.B: Qual é a programação da 5ª Quermesse?


P.M:
A quermesse iniciará suas atividades no dia 19 de maio e irá até o dia 22. Teremos ao longo dela a reza do terço todos os dias às 19:00h e a Santa Missa ou celebração da Palavra às 19:30h. Mudando os horários apenas no último dia, domingo dia 22 de maio, o horário da Missa não será o horário de costume, às 10h da manhã, mas sim às 18h.


B.B: O Blog do Badiinho deixa aqui o espaço para que o senhor, grande líder religioso da Igreja Católica de Catalão, faça o convite a toda a nossa população?


P.M:
Como nos outros anos, queremos fazer uma bela festa, com tudo o que ela comporta, a parte religiosa, nossos momentos orantes com o santo terço e também com a santa Missa, bem como com a parte social, gerando um momento agradável de confraternização e um ambiente saudável para as famílias. De tal modo, contamos com a participação de todos para abrilhantarmos a nossa 5ª Quermesse de São José Operário.


B.B: Vamos encerrar nossa entrevista Padre, falando de um sério, e que lamentavelmente ainda acontece não somente em nosso país, mas no mundo inteiro que é o aborto. A igreja estará realizando aqui em Catalão a 5ª Marcha pela Vida e queremos saber quando, onde e como ela acontecerá?


P.M:
Sim, de fato, é uma questão séria e que deve ser refletida. A 5ª Marcha Catalana, no entanto, é apoiada pela Igreja, mas é, na verdade, promovida pelo Comitê Catalano da Cidadania em Defesa da Vida, onde se reúnem, e se unem em prol de um mesmo ideal, pessoas de diversos credos: evangélicos, católicos, e espíritas, haja vista que trata de uma organização suprareligiosa e suprapartidária. E está aberto inclusive para os ateus de boa vontade que entendem que a vida é um patrimônio que devemos defender e sem o qual nada mais poderemos possuir. A vida é um dom, é algo de grandioso, e o maior roubo ou maior corrupção que possa existir, é quando um governo já não podemos tirar mais de seu povo, tira-lhe o direito a vida, ao tirar o direito do inocentes e indefesos nascituros.

Ao longo dos últimos dois meses o Comitê Catalano realizou diversas palestras de conscientização nas escolas de Catalão, fundamentando-se com dados científicos, psicológicos e jurídicos, com a intenção de conscientizar e informar a nossa juventude acerca do mal e da injustiça que é o aborto. Esse trabalho de base é fundamental como preparação para a Marcha Catalana. A marcha será realizada nessa quinta-feira e a partir das 08:30h nos concentraremos no estacionamento do Posto JK e de lá seguiremos pela Av. José Marcelino até a Praça Central Getúlio Vargas para manifestar publicamente aquilo que a pesquisa Vox populi de 2010 já demonstrou: que 82% da população brasileira é contrária ao aborto.


B.B: Suas considerações finais Padre Murah.


P.M:
Agradeço a oportunidade de expormos e divulgarmos nosso evento e pelo canal aberto que temos tido com vocês, “Badiinho” e agradeço ainda a todos os que já tem ajudado com prendas, patrocínios e que também marcarão presença ao longo dos dias de quermesse. Esperamos por você! A vocês a minha benção… + Deus os abençoe, guarde e proteja!