12 de novembro de 2013

Entrevista: Marcelo Cordeiro

Palestra sobre o E-Social

DSCF8434Delegado do Conselho Regional de Contabilidade, Marcelo Cordeiro

Esta semana o nosso entrevistado é o delegado do Conselho Regional de Contabilidade, Marcelo Cordeiro, que explica sobre a palestra E-Social que acontecerá amanhã, 13 de novembro, no auditório da ACIC/CDL a partir das 08h45min às 12h. Na oportunidade, ele também ressalta sobre a eleição para a escolha dos conselheiros do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC).  

B.B: Qual o intuito da palestra E-Social que será realizada amanhã (13)?  

M.C: Primeiramente agradecemos pelo espaço concedido pelo Blog, e essa palestra sobre o E-Social faz parte do projeto do SPED Brasil, projeto que causará um pouco de transtornos, como causou no começo da implantação da nota fiscal eletrônica, pois retrata sobre a folha de pagamento digital. O que altera com a folha de pagamento digital? Hoje, o governo detém de diversas informações, como: o Caged, DIRF, GFIP, dentre outras, onde cada é enviada para um determinado órgão e a intenção do Governo é unificar tudo em apenas uma informação. É comum o escritório de contabilidade, ao final do mês, receber a documentação de um funcionário para ser registrado com a data do dia 1º, com o E-Social isso não será mais possível de acontecer, ou seja, registrou dia 1º, a transmissão do arquivo será feita no dia 02. Outro exemplo é que está na legislação que é preciso ser comunicado ao funcionário 30 dias antes dele entrar de férias, com a vigência do E-Social, o empregador tem que comunicar o governo que o funcionário entrará de recesso por 30 dias depois. É comum nos dias de hoje, fazer o recibo de férias junto com o aviso de férias, isso não será mais possível com o E-Social.

B.B: Explique sobre os transtornos?

M.C: O governo irá fazer uma checagem de dados entre PIS e CPF, e isto é que vai gerar um pouco de transtornos. O objetivo do governo é diminuir obrigações dos órgãos Caged, DIRF, GFIP e outros existentes, que querem eliminar e centralizar em uma única informação. Agora os maiores beneficiados com E-Social serão os trabalhadores, porque poderão fiscalizar de uma forma mais clara, como por exemplo: se o seu FGTS está em dias, sem nenhuma necessidade de pedir informação para a empresa, o empregado poderá entrar no site da Caixa Econômica Federal e pelo portal ele saberá se seu benefício está sendo depositado ou não pelo empregador.

B.B: Quem poderá participar desta palestra?

M.C: Estamos convidando os profissionais na área de contabilidade e os empresários, pois é um dos projetos mais ousados que o SPED já desenvolveu nos últimos tempos. Nossa preocupação é com as dificuldades dos escritórios de contabilidades em estar repassando essas informações aos empresários. Por isso é muito importante a presença da classe empresarial neste evento para tirarem suas dúvidas em relação às mudanças que ocorrerão já no ano seguinte.

B.B: Agora mudando um pouco de assunto, nos dias 19, 20 e 21 deste mês acontecerá a eleição para a escolha de 2/3 de conselheiros do CRC-Conselho Regional de Contabilidade de Goiás, como funciona esta eleição?

M.C: A eleição irá acontecer entre os dias 19, 20 e 21 deste mês e a votação será através do endereço eletrônico eleicao.cfc.org.br
A votação acontecerá somente pela internet e o profissional está recebendo do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) uma senha, onde ele poderá entrar no site oficial do Conselho Federal, usando a senha que foi fornecida a ele e isso vai gerar uma nova senha, onde ele estará apto a votar. Lembramos que todos os profissionais cadastrados no CRC são obrigados a votar, se não votarem, pagarão uma multa. Uma novidade este ano é, aquele profissional que não estiver em dia com o Conselho poderá participar do processo eleitoral.  

B.B: E os profissionais em contabilidades e que detém o CRC-Conselho Regional de Contabilidade?

M.C: Poderão participar desta eleição todos os profissionais, sejam os contadores, técnicos ou, nível superior que são registrados no CRC. Lembramos que essa eleição, a qual é realizada em Goiás, acontecerá em todo o Brasil e todos os estados vão escolher os seus representantes.

DSCF8433“O atual presidente também trabalhou com essa educação continuada e ao longo desses dois anos foram inúmeros curso que trouxemos para Catalão.”

B.B: Marcelo Cordeiro, você como delegado regional representando os profissionais em contabilidade não só de Catalão, mas nos município de nossa região, quantas chapas são e qual tem o seu apoio?

M.C: Haverão duas chapas: a chapa 01 e a chapa 02. A chapa que estou apoiando é a chapa da situação, que é a chapa 01. Temos acompanhado o trabalho sério que está sendo realizado dentro do CRC e notamos que houve uma melhora muito grande na casa. Os profissionais contábeis mesmo lembram como se encontrava o Conselho há dois anos, que estava sobre intervenção do CFC-Conselho Federal de Contabilidade, e o presidente Henrique Ricardo Batista organizou a casa. O atual presidente também trabalhou com essa educação continuada e ao longo desses dois anos foram inúmeros curso que trouxemos para Catalão. Meu apoio à chapa 01 é por representar a continuidade do que está sendo feito hoje dentro Conselho Regional de Contabilidade.