8 de agosto de 2013

ENTREVISTA: Chefe de Departamentos de Tributos Imobiliários de Catalão

DSCF1662

Jair Vieira Nunes Filho orienta como evitar golpes

O chefe de departamento de tributos imobiliários Jair Vieira Nunes Filho esteve em nossa redação para dar esclarecimentos sobre uma pessoa que tem se passado por fiscal da prefeitura para dar golpes em empresários de Catalão. Nunes Filho esclareceu detalhes do golpe e alertou comerciantes sobre os cuidados para não cair no golpe.

Como esse caso chegou a seu conhecimento?

Na sexta-feira passada, 2 de agosto, a primeira denúncia chegou até nós. A proprietária de um comércio na Vila Erondina disse que foi notificada por esse suposto fiscal que se dizia ser da Secretária de Obras. O indivíduo notificou a senhora e afirmou que, para regularizar sua situação junto à prefeitura, deveria pagar R$ 230.00 para a regularização de sua situação junto ao ISSQN.

Diante das denúncias, queremos alertar o contribuinte, o comerciante, o prestador de serviços, os usuários da nota fiscal eletrônica para que comunique a polícia imediatamente, caso seja abordado por esse tipo de fiscal. Qualquer tributo cobrado pela prefeitura não é cobrado em dinheiro diretamente pelo fiscal, mas sim pelo Documento Único de Arrecadação Municipal (Duam).

Inclusive, os fiscais da prefeitura chegam nos estabelecimentos uniformizados e identificados, não é mesmo?

Exatamente. Os nossos fiscais andam identificados por crachás e caso ocorra de algum fiscal chegar sem identificação o comerciante de ligar para o departamento de tributos imobiliários nos telefones 3441-5035 ou 3441-5031. A partir do contato, poderemos averiguar se realmente aquele fiscal está lotado em nosso departamento.

O autor dos crimes tem se passado também por ser pessoa responsável em fazer recadastramento de Nota Fiscal Eletrônica. Ou seja, ele está se passando por fiscal da vigilância sanitária, fiscal de obras e de recadastramento de nota fiscal eletrônica. Ele tem procurado instituições financeiras, profissionais na área de saúde afirmando que irá recadastrar as notas fiscais eletrônicas. Esse procedimento, inclusive, não existe. Não é preciso recadastrar nota fiscal eletrônica ela, até porque temos um profissional dentro de nosso departamento que é encarregado desse tipo de serviço. De dentro do departamento, ele faz o cadastramento de senha de usuários e de autorização para o uso de sistema eletrônico.

Qual seu alerta para que as pessoas não caiam nesse golpe?

Pedimos que os usuários do serviço de Nota Fiscal Eletrônica,  para os contribuintes em geral do comércio e prestadores de serviços que tomem muito cuidado. E, caso venha a sofrer esse tipo de abordagem, ligue na prefeitura, no Departamento de Tributos Imobiliários para esclarecermos qualquer dúvida.