17 de julho de 2017

ENTREVISTA: César Safatle, presidente da ACIC/CDL

César Alberto Safatle participou da fundação da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) em 1983. Em 1985, o mesmo grupo fez a junção da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Catalão (ACIC), com a CDL. A ACIC foi fundada em 1969 pelo Professor Antônio Miguel Jorge Chaud. Safatle também fez parte da direção do Clube Recrio Colonial de 1986 a 1996, sendo presidente de 86 a 88. Na ACIC/CDL, retornou fazendo parte da direção em 1998, mas foi em 2001 que presidiu a entidade pela primeira vez. Lá permaneceu por quatro mandatos. Seu grande marco foi a construção da sede atual, iniciada em 2002, praticamente erguida com recursos próprios e ajuda do Poder Público municipal. Durante suas gestões foi criada a Expo Sudeste, uma das maiores feiras industriais do Estado, cuja primeira edição aconteceu nos antigos armazéns da CASEGO. César Safatle foi eleito neste ano para o seu quinto mandato à frente da ACIC/CDL, representando os comerciantes, micro e grandes empresários de Catalão. Na semana passada ele atendeu a redação do Blog do Badiinho para uma atrativa e produtiva entrevista.

“César Alberto Safatle é presidente da ACIC/CDL pela quinta vez”

Blog do Badiinho: Por que o desejo em voltar a presidir a ACIC/CDL?

César Safatle: Por sentir que é um momento crucial da economia nacional e das entidades patronais. Pela grande experiência que adquirimos desde 1983, quando junto a companheiros como Waldivino José Duarte fundamos a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), enxergávamos que era o momento de dar uma nova contribuição. Em 1985 nós fizemos a junção da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Catalão (ACIC), tornando-se ACIC/CDL. A vontade de voltar foi pela experiência e pela tentativa de ainda maior dedicação à entidade. Sinto a ACIC/CDL como uma filha.

Blog do Badiinho: Como analisa a economia no Brasil e em Catalão?

César Safatle: O momento da economia é crucial, um momento em que as pessoas que têm visão de empreendedorismo, de administração, precisam se dedicar ainda mais. Nossa entidade, a meu ver, é a maior representação da economia da nossa região.

 

Blog do Badiinho: Quais projetos foram colocados para que o associado optasse pela chapa representada pelo Sr.?

César Safatle: Voltarmos ao crescimento do número de associados. Durante quatro anos, muitas empresas fecharam suas portas e, assim, deixaram de existir como filiadas. Agora estamos dando uma arrancada. Estamos prestando o mesmo bom serviço de sempre. Já fizemos mais de 20 convênios, que trazem benefícios aos nossos associados e aos funcionários das empresas associadas. Além de tudo, vamos reestruturar toda a nossa infraestrutura, que já estava um pouco desgastada. Já fechamos convênios com diversas empresas, como a Unimed, o Hospital São Nicolau, a Uniodonto, o Clube Sesc de Caldas Novas, além de dezenas de outros convênios que beneficiam os nossos associados e seus familiares. Quem sabe usar aquilo que a associação tem hoje para oferecer sai muito beneficiado. Houve um tempo em que pensavam que a mensalidade para a ACIC/CDL era jogar dinheiro fora. Agora os investimentos estão voltando. Além dos convênios, nossa infraestrutura é invejável. Temos salão de festas com custo três vezes menor do que para quem não é associado, auditório com 160 lugares e cinco salas de treinamentos.

Blog do Badiinho: Existe algum convênio com o Estado de Goiás?

César Safatle: O convênio com a Agência Goiana de Fomento, que é a GoiásFomento, para recursos aos nossos associados. Os recursos chegam através da exigência de realização de um curso de três dias aqui conosco. O próximo terá início no dia 24 julho e quem estiver necessitando de recursos de empréstimos subsidiados pelo governo, pode nos procurar. Temos também outro importante convênio, com o Sebrae, e a partir de agosto iniciaremos cursos para os nossos empresários e seus funcionários, totalmente gratuitos. Teremos mais de 30 cursos até dezembro deste ano para o treinamento dos funcionários das empresas e dos empresários. Isso é benefício para o comércio local e você comprando no comércio local, está fazendo o dinheiro circular, criando novos empregos. Com isso, os impostos também estão gerando benefícios para a cidade onde você vive.

Blog do Badiinho: Está estampado em todos os jornais do Brasil o momento delicado que vive a economia do Brasil. Esse reflexo é sentido em nossa cidade? Foi grande o número de empresas que fecharam suas portas?

César Safatle: Catalão teve, em média, 300 empresas que fecharam as suas portas, mas tivemos também o mesmo número de empresas que iniciaram suas atividades neste momento. O mais importante disso é que Catalão ainda continua crescendo apesar de toda essa crise violenta, sendo uma das melhores cidades de Goiás para se investir. Nós temos um pequeno nível de desemprego relacionado às cidades do mesmo porte, oriundo dos desligamentos das grandes empresas. Por outro lado, muitos dos desligados se tornaram Micro Empreendedores Individuais. Quase cinco mil pessoas passaram a ser pessoas jurídicas abrindo o seu negócio no enquadramento do MEI, que é o Micro Empreendedor Individual.

Blog do Badiinho: Esses empresários que estão enquadrados no MEI estão aptos a se filiar à ACIC/CL tendo os mesmos benefícios que um micro ou grande empresário tem?

César Safatle: Sim, toda a pessoa que é Micro Empreendedor Individual pode estar filado à ACIC/CDL, usufruindo das suas vantagens de associado, e mais, com uma mensalidade diferenciada por ser micro empreendedor. Aqui na ACIC/CDL, na próxima semana, começa a funcionar a sala do empreendedorismo através de uma parceria do Governo do Estado, da Prefeitura Municipal, do Sebrae, onde nós iremos prestar dezenas de serviços, entre eles, por exemplo, a liberação do alvará de funcionamento da empresa, que você hoje tira na Prefeitura.

Blog do Badiinho: Agradecemos a disponibilidade, César, e fica o espaço aberto para algo mais que queira esclarecer.

César Safatle: Reforçamos que no próximo dia 24 de julho, através da Secretária de Desenvolvimento do Estado de Goiás (SED) e Agência Goiana de Fomento (GoiásFomento), estaremos realizando aqui na sede da ACIC/CDL o curso “Plano de Negócios” para empreendedores, para que você empresário possa ficar apto a solicitar empréstimos da GoiásFomento com juros subsidiados pelo Governo do Estado. Esse curso será ministrado pelos profissionais do ITEGO daqui de Catalão. Ainda temos vagas, foram disponibilizadas 70 vagas para esse curso e ainda temos 25 vagas. Encerro convidando a comunidade empresarial a vir se filiar conosco, por que? Essa mensalidade que você paga, que é 10% do salário mínimo, permite que usufrua de tudo que temos. Perto de todos os benefícios, a mensalidade é irrisória, além de ter cobertura jurídica e contábil.


Escrito por: Badiinho Filho/Colaboração: João Antônio – C1 Mídias Sociais 

Foto: Pidim/Jornal O Catalão