8 de fevereiro de 2018

Em reunião realizada na última segunda-feira (05), representantes da Celg afirmaram que problema em Catalão terá fim no dia 16 de fevereiro

Diretor Técnico da Celg-D/Enel Sr. Humberto Eustáquio Tavares, acompanhado de técnicos da Celg GO, em reunião realizada na última segunda-feira (05) na ACIC/CDL. Foto: Wilker Barbosa/Assessor ver. Marcelo Mendonça 

Na  última segunda-feira, 05 de fevereiro, foi realizada na sede da ACIC/CDL, uma reunião solicitada pelo vereador Marcelo Mendonça (REDE), o qual fez denúncia junto ao Ministério Público local, em razão aos problemas de energia elétrica na cidade de Catalão, registrados desde o dia 15 de dezembro do ano passado, quando um curto circuito seguido de incêndio, destruiu o transformador geral que distribui energia para Catalão e outras cidades da região sudeste. Desde a data do incêndio, após Catalão ficar mais de 30 horas no escuro, a energia oscilou e continua oscilando muito em Catalão, o que acarreta em prejuízos e transtornos para toda a população. 

O Diretor Técnico da Celg-D/Enel Sr. Humberto Eustáquio Tavares, que estava acompanhado do Executivo de Contas Sr. André Luiz Abrão e mais oito técnicos da empresa, expuseram todos os problemas enfrentados pela empresa para resolver a questão em Catalão, agravada pela explosão da Subestação de energia no dia 15 de dezembro, bem como os investimentos previstos pela empresa para o município nos próximos anos.

“Realizamos tais ações, pois não é apenas o bem-estar da população que está sendo conspurcado pelas constantes e diárias oscilações/interrupções de energia. Também está havendo prejuízos de ordem social, os resultantes da interrupção de fornecimento de água a grande parte da população, que não possui caixas d’água em suas residências, paralisação de serviços básicos na cidade, bem como prejuízos materiais, consistentes na queima de aparelhos, perda de alimentos e produtos congelados, dentre outros”, destacou o vereador Marcelo Mendonça (REDE) ao diretor e equipe técnica da Companhia.

Os representantes da Celg/Enel argumentaram a resolução do problema com data prevista para o dia 16 de fevereiro e anunciou investimento no valor de R$ 1,5 milhão nos próximos anos para melhorar o fornecimento de energia na cidade e se colocaram a disposição para priorizar o atendimento a população catalana.

Em entrevistas concedidas para outras emissoras de rádios de Catalão, o manda chuva da Celg D afirmou que se ouve muito  são boatos de que a demanda não é atendida a contento. O que não é verdade, pois a cidade por um todo sofre com o fornecimento de energia elétrica há anos e anos, prejudicando tanto comerciantes, pequenos e grandes empresários quanto a população de um modo geral. Um exemplo de grave problema há muitos anos, é o Bairro Castelo Branco e seus onze setores que o margeiam, uma região que mais sofre com as constantes quedas de energia elétrica ha vários anos, principalmente em período chuvoso. 

Segundo os representantes da Celg D/Enel, a cidade de Catalão e região tem energia de sobra, porém, o problema estava na falta de manutenção da rede de distribuição, que antes contavam com apenas oito alimentadores, os quais foram ampliados para 12, o que custou cerca de R$ 4 milhões de investimentos para a companhia. 

Os representantes da Celg anunciaram também aumento de 4 para 12 servidores no escritório de Catalão, o qual passará por reforma em sua estrutura física. 

Outra demanda solicitada pelos intermediadores da reunião, foi em relação ao atendimento pelo call center da companhia, principalmente para a população da zona rural, os quis não tem acesso a dispositivos da internet, que sofrem com o péssimo atendimento por telefone. Segundo os representantes, esses atendimentos por telefone passarão a serem feitos pelo escritório de Catalão.  

Com relação aos prejuízos causados pelas oscilações a partir do dia 15 de dezembro de 2017, todas as pessoas que comprovarem o prejuízo, seja de eletrodomésticos a gêneros alimentícios, poderão solicitar ressarcimento junto a Celg D/Enel. 

Segundo o integrante da direção da ACIC/CDL, Délio Paes, o órgão já havia enviado documento a direção da Celg em Goiás, disponibilizando as dependências da sede da entidade para que fossem prestados os devidos esclarecimentos a população catalana. Neste intervalo houve o contato político do parlamentar com o diretor  Humberto Eustáquio Tavares, que veio acompanhado de mais oito técnicos para prestar os devidos esclarecimentos. 

Participaram da reunião os vereadores Paulo Moreira do Vale (Paulinho), Pedro Henrique (Pedrinho) e Helson Barbosa (Caçula), além do presidente da ACIC/CDL, Sr. César Safatle. 

Escrito por: Badiinho Filho 

Fotos: Wilker Barbosa/Assessoria ver. Marcelo Mendonça