1 de abril de 2013

Em CEI da Câmara de Catalão, prefeito Jardel Sebba fala sobre a lista dos contemplados do “Minha Casa, Minha vida”

DSCF0685

No dia 27 de março o prefeito de Catalão Jardel Sebba esteve presente na Câmara Municipal de Catalão para depoimento em uma CEI-Comissão Especial de Inquérito que foi instalada no 19 de março compostas pelos vereadores Gilmar Antônio Neto (PMDB), presidente da comissão, Aurélio Campos de Macedo (PP), relator, e Leonardo Bueno (PSC), secretário da comissão. O intuito da CEI é apurar possíveis irregularidades no cadastramento de pessoas no programa social do governo federal Minha casa Minha vida que foi feito na gestão anterior na Secretaria de Ação e Promoção Social.

Jardel Sebba atendeu a convocação e, mesmo não sendo obrigado a comparecer, chegou acompanhado do procurador do Município de Catalão Geordano Paraguassu. Segundo o procurador Jardel Sebba não era obrigado a comparecer a Câmara Municipal e poderia ser ouvido em seu gabinete.

Jardel Sebba respondeu todas as perguntas sem nenhuma dificuldade e culpou tudo esse episódio pela falta de transição.

Assim que terminou Jardel Sebba falou em entrevista a toda a imprensa presente sobre seu depoimento na CEI da Câmara de Catalão.

 

DSCF0688

Entrevista:

Blog do Badiinho: Qual foi o motivo do seu depoimento nessa CEI-Comissão Especial de Investigação da Câmara de Catalão?

Jardel Sebba: Eu vim esclarecer que eu não recebi nenhuma lista e nem a Caixa Econômica recebeu nenhuma lista dos supostos contemplados para receberem suas casas. Como eu não recebi fui atrás da Caixa e a Caixa também não recebeu. A Caixa me determinou que fizesse uma nova lista e isso demanda um tempo maior do que o previsto e eu pedi que a secretária de habitação com mais alguns funcionários para se qualificarem dois dias em Goiânia para que seja feito um novo recadastramento escolhendo do cadastro único 644 mais 30% de reserva técnica de acordo com as normas municipais e federais da Caixa Econômica Federal do Ministério das Cidades do Programa Minha casa Minha vida.

B.B: O senhor saí satisfeito da CEI ?

J.S: Eu sai satisfeito porque uma CEI é muito importante para fazer esclarecimentos. Como não houve transição eu não sei dizer absolutamente nada do que eu recebi na prefeitura e a lista que disseram que deixaram na prefeitura não estava na prefeitura e disseram que entregaram na Caixa a qual disse que não tem a lista. Acredito na idoneidade da Caixa e aí saiu uma lista escrito “Prefeitura Municipal do Catalão” apareceu em uma emissora de rádio sem assinatura de ninguém. Eu não posso acreditar numa coisa dessa.

B.B: Existe um prazo determinado para entrega desta nova lista?

J.S: Tem. Eu tenho mais a metade do mês de abril para entregar. Nós iremos selecionar as pessoas que se enquadram e, a partir disso, chamaremos as autoridades, Ministério Público, o judiciário, a Câmara Municipal, prefeitura e vamos fazer um sorteio dos 644 nomes. Posteriormente vamos fazer um sorteio de mais 30% para reserva técnica esses sorteios será público e será supervisionado por pessoas de ilibado conceito como o Ministério Público, o Poder Judiciário a Caixa Econômica Federal vão participar e a Câmara Municipal de Catalão.

B.B: Essa nova lista será refeita em cima deste Cad Único que são mais de dois mil nomes?

J.S: 2.729 nomes é o que nós temos é a única fonte que nós temos esse CAD de onde nós vamos selecionar as 644 pessoas, mais a reserva técnica ou todos aqueles que se enquadrarem vamos sortear os 644 nomes e depois sortear mais 30% da aproximadamente 200 que será a reserva técnica.

B.B: Para finalizarmos, esses cadastros já estão sendo analisados?

J.S: Já estão sendo analisados pela secretária de habitação com sua equipe em consonância e em sinergia com a Caixa Econômica Federal. Assim que terminar nós vamos anunciar quantos nomes foram selecionados, iremos realizar o sorteio dos 644 e, repito, na presença de todas as autoridades e os clubes de serviços de Catalão.

O próximo a ser ouvido na CEI será o ex-prefeito de Catalão Velomar Rios seu depoimento está marcado para segunda-feira dia 1º de abril as 09h da manhã.