O primeiro turno das eleições gerais registrou 22,16% de abstenção na 8ª Zona Eleitoral. Ao todo, 16.708 eleitores não compareceram aos locais de votação no domingo (4). Por outro lado, 58.685 pessoas votaram nos oito municípios atendidos pela zona.
O chefe do cartório eleitoral, Cícero Pereira, avaliou positivamente o trabalho das equipes. Segundo ele, a preparação começou meses antes para garantir o funcionamento das seções e o atendimento aos eleitores.
Apesar desse planejamento, algumas seções registraram filas. Diante disso, a Justiça Eleitoral acompanhou as ocorrências e recebeu reclamações ao longo do dia.
Seis escolhas aumentaram o tempo de votação
Cícero explicou que cada eleitor precisou fazer seis escolhas na urna, o que ampliou o tempo de votação. Por isso, a Justiça Eleitoral orientou o público a levar os números dos candidatos anotados na chamada “cola eleitoral”.
Com os números em mãos, o eleitor consegue consultar a sequência e concluir o procedimento com mais agilidade. Ainda assim, alguns locais mantiveram filas durante boa parte do domingo.
Segundo o chefe do cartório, a maioria das filas diminuiu após o almoço. Entretanto, algumas seções continuaram com espera.
“Era uma situação prevista, previsível, que de fato aconteceu. Nós fizemos de tudo, o máximo possível, para que fosse por menos tempo”, afirmou Cícero.
Apenas uma urna precisou de substituição
Além do atendimento aos eleitores, Cícero destacou o funcionamento das urnas eletrônicas. Das 309 seções distribuídas pelos oito municípios, apenas uma precisou trocar o equipamento durante a votação.
Para ele, esse resultado demonstra a eficiência das urnas. Além disso, o chefe do cartório ressaltou a rapidez das equipes para solucionar os problemas.
Segundo turno deve ter votação mais rápida
Já no segundo turno, a expectativa é de maior agilidade. Segundo Cícero, com apenas um cargo em disputa, cada eleitor fará uma única escolha na urna.
Dessa forma, ele estima que o procedimento dure de alguns segundos a cerca de um minuto por pessoa, o que deve reduzir a formação de filas.
Quanto ao comparecimento, porém, o chefe do cartório destacou que as eleições gerais costumam registrar maior abstenção. Além disso, historicamente, a participação tende a diminuir no segundo turno.
Mesmo com pontos a aperfeiçoar, Cícero ressaltou a experiência da Justiça Eleitoral na organização das eleições. A próxima etapa da votação ocorrerá em 25 de outubro.

