22 de junho de 2016

ELEIÇÕES 2016: prefeito Jardel Sebba (PSDB), pré-candidato a reeleição retira links patrocinados no Facebook

Escrito por: Badiinho Filho

Fotos: Reprodução

Jardel vídeo

O prefeito Jardel Sebba (PSDB) que anunciou no final do mês passado sua candidatura à reeleição comemorava bastante os vídeos postados em sua página no Facebook, alegria essa que foi motivo até de uma nota na Coluna Giro do Jornal O Popular no dia 26 de maio, poucos dias após ter publicado o vídeo. Na nota escrita pelo jornalista Jarbas Rodrigues que segue abaixo, fala da alegria do prefeito em ter mais de 20 mil visualizações em apenas dois dias, coisa impossível de acontecer sem que a postagem seja patrocinada para alavancar as visualizações no post.

Nota Jardel
Nota publicada no Jornal O Popular no dia 26 de maio de 2016″

O maior problema é que para ter tantos acessos nesses vídeos, os mesmos vinham sendo patrocinado, ação essa que é proibida pela legislação eleitoral para quem tem se apresentado como pré-candidatos, tanto para vereadores quanto para candidatos a prefeito. Até último domingo (19) estavam como patrocinados, na segunda -feira (20) apareciam como postagem pública. 

Em Goiânia pré-candidato do PSDB sofreu determinação da justiça para que posts patrocinados fossem retirados 

O mesmo jornal trouxe uma matéria na terça-feira (14) da semana passada, que o pré-candidato a prefeito de Goiânia, deputado federal Giuseppe Vecci (PSDB) que vinha patrocinando suas publicações no Facebook, teve que retirar todos eles após uma juíza Cláudia de Castro Fróes, da 126ª Zona Eleitoral, pedindo que as publicações patrocinadas fossem retiradas.

A representação apresentada pelo PMDB. O deputado federal solicitou a sua equipe a retirada dos conteúdos patrocinados. No entanto, ele irá recorrer da decisão. “Seguimos as regras. Até onde sei, só não é permitido (postagens patrocinadas) após as convenções (que se encerram em 5 de agosto)”, defende.

Os conteúdos patrocinados via Facebook por políticos têm se alastrado neste período de pré-campanhas, para o qual há um aparente vácuo na legislação eleitoral. As regras atuais proíbem a veiculação de qualquer tipo de propaganda paga na internet durante a campanha, mas não versam sobre os meses que a antecedem.