8 de agosto de 2015

ELEIÇÕES 2016: nomes vão se firmando para a disputa da Prefeitura de Catalão

Escrito por: Badiinho Filho

Fotos: Reprodução 

A cidade de Catalão é uma das mais politizadas e que tem também, uma das eleições mais disputadas do interior do estado. Tanto que a cidade já está praticamente em clima de campanha, onde vários veículos são vistos adesivados com frases relacionadas aos três grupos políticos. 

Com a aproximação do processo eleitoral do próximo ano, os partidos estão na corrida para fazer novas filiações e, os dois partidos que mais tem apresentados essas filiações são o PMDB e o PSB, mais ainda o PSB liderado pelo Advogado Cláudio Círiaco e Flávio Garcia, o qual chega a fazer mais de três filiações por semana. Em Catalão, nas eleições do ano passado o grupo do PSB sustentou a campanha a deputado estadual do ex-prefeito de Ouvidor, o fisioterapeuta Diorivan Pereira e, deu também sustentabilidade a candidatura ao governo de Goiás de Vanderlan Cardoso, presidente estadual do PSB. O grupo que apresentou o nome do empresário e Ex-Venerável da Loja Paz e Amor III como pré-candidato a prefeito, Flávio Garcia, detém também de outros nomes que pode ser colocado em apreciação para a disputa do cargo de Chefe do Executivo de Catalão. A preocupação agora é em reforçar a lista de pré-candidatos a vereadores e as articulações com alguns partidos para uma futura composição, sendo como alvo dos socialistas, o Solidariedade do Vice-Prefeito Rodrigão, o PT e o PHS de Giovane Cortopasse.

No PMDB que tem como pré-candidato o deputado Adib Elias, o partido prepara para setembro uma filiação em massa, mas já se movimenta e apresentou algumas filiações de pessoas que serão candidatos (as) em 2016. Como em 2012, com a briga interna pela vice, dificilmente o partido abrirá espaço para uma composição com outra sigla e deverá mais uma vez ir de chapa puro sangue.  

O partido que menos apresentou novas filiações foi o PSDB, mas ao que tudo indica, o tucano e atual prefeito Jardel Sebba (PSDB), tentará sua reeleição, caso não dispute, o mais cotado para assumir o posto de candidato é o Superintende da SAE, César José Ferreira, o qual está filiado ao PSD de Thiago Peixoto e Vilmar Rocha.

O empresário Giovane Cortopassi do PHS, que disputou a prefeitura em 2012 obtendo mais 2 mil votos, já se colocou como pré-candidato, mas mantém-se aberto ao diálogo com o grupo do PSB para uma futura composição.

O vice-prefeito de Catalão, Rodrigo Alves Carvelo, líder do Solidariedade, também se coloca como pré-candidato a prefeito, está em fase preparação do partido com novas filiações, com chapa de vereadores competitiva. Rodrigão também está mantendo diálogo com o PMDB e com o PSB para uma possível composição.