25 de janeiro de 2016

ELEIÇÕES 2016: Adib Elias (PMDB) lidera pesquisa com 61,2% na corrida para a prefeitura de Catalão

Escrito por: Badiinho Filho

Foto: Reprodução

anselmo-pereira-camara-OK

O Jornal Diário da Manhã na edição do último domingo, 24 de janeiro, divulgou pesquisa mostrado o cenário eleitoral de Catalão, cidade marcada pela rivalidade entre PMDB e PSDB há aproximadamente duas décadas.

Na pesquisa do Instituo EPB, mostra hoje um cenário muito favorável para o ex-prefeito por duas vezes na cidade e atual deputado estadual, o médico Adib Elias (PMDB), que lidera com larga vantagem em disputa com o atual prefeito, também médico, Jardel Sebba (PSDB), que já foi deputado estadual quatro vezes e duas vezes presidente da Assembleia Legislativa de Goiás.

Adib Elias (PMDB) é o preferido do eleitorado Catalano e aparece na frente com 61,2% dos eleitores para ser o próximo prefeito da cidade. Já o atual prefeito Jardel Sebba veio em segundo com 13,1% das intenções de voto. Um contingente de 17,1% dos eleitores declarou opção por votar branco ou nulo e 8,6% deles não opinou em quem votar.

Leiam matéria do DM publicada no último domingo (24):

O deputado estadual Adib Elias (PMDB) é o preferido de 61,2% dos eleitores de Catalão para ser o próximo prefeito da cidade. É o que revela pesquisa de intenção de votos feita pelo Instituto EPB Consultoria Política e Econômica. A consulta ocorreu entre os dias 16 e 19 de janeiro e ouviu 720 eleitores distribuídos por 10 setores e bairros distribuídos pela cidade. A margem de erro da pesquisa é máxima de 3,6% para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

“Esse resultado é uma comprovação das manifestações de apoio que a população tem demonstrado ao longo dos últimos anos de que preferem nosso retorno à Prefeitura de Catalão”, comentou o deputado. A pesquisa buscou indagar dos eleitores qual nome era mais lembrado para a Prefeitura de Catalão nas eleições de outubro e aferir também a satisfação do eleitorado com o prefeito Jardel Sebba, com o governador Marconi Perillo e com a presidenta Dilma Rousseff.

Foram consultados eleitores divididos por faixas etárias distintas de 16 a mais de 50 anos e com grau de instrução também estratificado para mostrar a diversidade de opiniões. O conceito que os eleitores demonstraram para com os administradores das três esferas foi igualmente negativo para os três níveis. O prefeito Jardel Sebba recebeu a reprovação de 50,6% dos populares consultados, classificando como ruim seu desempenho. O governador Marconi Perillo também ficou com classificação ruim na faixa de 37,6% e a presidenta Dilma igualou com 37,9 na mesma categoria de ruim.

Quando os pesquisadores indagaram dos eleitores “se as eleições fossem hoje, dos nomes do disco, em quem votaria para prefeito de Catalão” as respostas confirmaram o sentido das outras indagações. Nessa modalidade da pesquisa, de modo estimulado, o deputado Adib Elias ficou na liderança disparada com 61,2% da preferência dos eleitores. O prefeito Jardel Sebba veio em segundo com 13,1% das declarações de voto. Um contingente de 17,1% dos eleitores declarou opção por votar branco ou nulo e 8,6% deles não opinou em quem votar.

No quesito rejeição dos eleitores a tendência foi mantida com a resposta “em quem não votaria de jeito nenhum para prefeito de Catalão”. O prefeito Jardel Sebba foi o mais rejeitado com 56,8%. Em segundo veio o deputado Adib Elias com 11,5% dos eleitores contrariados e 11% dos consultados declarou rejeitar os dois e 13,5% disse não rejeitar nenhum dos dois.

Espontânea

A consulta na modalidade espontânea, em que os eleitores são instados a responder apenas por se lembrarem dos candidatos de sua preferência as respostas seguiram o mesmo diapasão. O deputado Adib Elias foi lembrado por 33,2% dos eleitores como sendo o preferido para ser prefeito de Catalão e o prefeito Jardel Sebba citado por 6,5% dos eleitores como sendo o desejado para continuar no cargo. Outros lembrados são apenas traço na pesquisa [abaixo de 1%], apenas o deputado estadual Gustavo Sebba (PSDB) é citado como preferido de 2,1% eleitores. Com o detalhe de que Gustavo não pode ser candidato por ser filho do prefeito Jardel Sebba.

Pesquisa