5 de outubro de 2014

Eleições 2014: Hoje todos têm o mesmo poder

Escrito por: Portal O Hoje

Urna

Neste dia 5 de outubro, cerca de 143 milhões de brasileiros acordarão com uma missão especial: ajudar o Brasil, a quarta maior democracia do mundo, a realizar a maior eleição da sua história. Hoje, os eleitores elegerão aqueles que vão comandar a Presidência da República e os governos de Estado, além dos legisladores no Senado da República, na Câmara dos Deputados e nas Assembleias Legislativas dos Estados e do Distrito Federal. É o momento em que os cidadãos são, verdadeiramente, iguais. Cada voto, com o mesmo peso e importância, é a representação do poder de decisão nas mãos do eleitor, que escolherá, enfim, pela continuidade ou mudança.

Assim como afirmou o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli , na sexta-feira, em pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão, o País decidirá hoje o seu destino para os próximos quatro anos. “É um momento de extrema responsabilidade. Reflita. Vá com tranquilidade à sua seção eleitoral e exerça o seu direito de votar naquele que você entenda ser o melhor, aquele que você entenda ser quem mereça a dignidade do seu voto”, falou.

Em Goiás, mais de 4 milhões de eleitores participarão desse processo, divididos em mais de 2.500 pontos de votação e 14 mil seções eleitorais, nos 246 municípios do Estado.

Seja pelo número de eleitores, seja pelo total de candidatos que pediram registro (mais de 26 mil), essas serão as maiores eleições da história do Brasil. Nas engrenagens das votações, de um extremo ao outro do País, trabalharão perto de 3,5 milhões de pessoas, entre mesários, servidores públicos, policiais e militares, para garantir a tranquilidade e lisura do pleito. Diante de toda essa estrutura, o País elegerá hoje um presidente entre 11 candidatos e 27 governadores entre 166 aspirantes. Além disso, 27 cadeiras serão renovadas no Senado entre 172 candidatos e a Câmara dos Deputados será preenchida com 513 nomes, de 6.172 disponíveis.

Entre outras novidades, o pleito deste ano amplia o cadastramento biométrico, testado pela primeira vez em 2010 com 1,1 milhão de eleitores. Desta vez, 21 milhões de eleitores serão identificados pelas digitais. Isso representa 15% do eleitorado nacional. O objetivo da Justiça Eleitoral é identificar 100% dos eleitores por esse método dentro de quatro anos, reduzindo o risco de fraudes. Em Goiás, 1.779.314 já utilizarão o sistema de biometria, ou seja, 41% dos eleitores. A eleição deste ano também estende o voto em trânsito a todas as cidades com mais de 200 mil eleitores. Em 2010, ele se restringiu às capitais. Segundo o TSE, mais de 84 mil eleitores fizeram o pedido para votar fora do próprio domicílio eleitoral.