2 de outubro de 2014

Eleições 2014: Entrevista com o Juiz Eleitoral da 8ª Zona, Dr. Everton Pereira Santos, que fala sobre a eleição de domingo (05)

Escrito por: Badiinho Filho

DSCN1184
“Quem compra voto comente crime, quem vende comete um crime muito maior”. Disse Juiz Eleitoral Everton Santos

O Blog do Badiinho entrevistou nesta semana, o Juiz Eleitora da 8ª Zona, Doutor Everton Pereira Santos, o qual falou sobre os preparativos da Justiça Eleitoral para o processo eleitoral, que acontece no próximo domingo, 05 de outro. A 8ª Zona tem cerca de 75 mil eleitores, somando-se somente em Catalão, mais de 64 mil, nas 223 Seções existentes. As seções que funcionarão no Centro de Ensino Superior de Catalão (CESUC), será a maior de todos, com cerca de 6.750 eleitores, devido o deslocamento das seções do Colégio Polivalente e do Senac.

Blog do Badiinho: Como estão os andamentos para as eleições que acontece no próximo domingo (05)?

No próximo domingo (05) os goianos vão as urnas para escolherem que irá representa-los nos próximos quatro anos. O eleitor vai escolher 41 Deputados Estadual, 17 Deputados federal, governador, um senador e o Presidente da República. Em Catalão são 223 Seções

Everton Pereira: Olha está tudo caminhando para uma eleição regular, já realizamos reuniões com os prefeitos, inclusive pedindo ajuda para eles. A justiça eleitoral não tem a logística necessária para a eleição, então visitei todos os prefeitos da região e fui recebido muito bem por todos, como o de Catalão Jardel Sebba, o prefeito Robson de Davinópolis, o Onofre Galdino de Ouvidor e o prefeito da cidade de Três Ranchos, Rolvander Pereira, os quais todos se comprometeram em ajudar a Justiça Eleitoral. Também fizemos reunião com os mesários da região inteira, incluindo Catalão e todos os distritos e municípios, exatamente passando instruções sobre a eleição e, fiz uma reunião com um grupo de servidores do Fórum que irão auxiliar na eleição do próximo domingo (05), pois são essas pessoas que serão o braço direito do juiz, além dos mesários. Também fiz uma reunião com representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretária Municipal de Trânsito, Polícia Civil, ou seja, tudo acordado para que as eleições transcorra na mais perfeita normalidade.

B.B: Essa ajuda que o disse ter pedido aos prefeitos, quais seriam?

E.P: A ajuda foi basicamente com relação a transporte, seja dos mesários, dos agentes de fiscalização que são servidores do Fórum, e também para as Urnas, as quais serão entregues pelos Correios, e o retorno delas serão entregues por estes veículos dos quatro municípios.

B.B: Então as urnas eletrônicas serão transportadas por veículos dos municípios?  

E.P: Exatamente, são veículos dos municípios, deve vir um agente de fiscalização em cada veículo com um policial militar, ou policial civil, que levarão as urnas para o local de apuração dos votos, que não serão entregues no auditório do Fórum mais, mas sim no prédio da Justiça Eleitoral, onde está implantado o sistema que transmite os resultados. Então, este ano é até diferente dos anos anteriores, onde tinham muitos mesários esperando para que as urnas fossem entregues, agora não, ele vai entregar no local de votação e a urna será levada pelo agente de fiscalização, que são os servidores do Fórum, os quais estarão a disposição da Justiça Eleitoral.

B.B: Uma dúvida que vários eleitores estão tendo é com relação a candidaturas Deferidas com Recursos. Estes candidatos estão aptos a receberem os votos do eleitor?

E.P: Todos os candidatos que estão com a candidatura deferida, com recurso que é o caso, eles estão concorrendo normalmente, naturalmente, e se o eleitor tiver preferência por estes candidatos, podem depositar seu voto normalmente na urna que o voto será computado. Em uma eventual exclusão dos candidatos, será resolvido pela Justiça Eleitoral, eu acredito posteriormente a eleição, alguns dos recursos estão no Tribunal Superior Eleitora (TRE), outros no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Então todos os candidatos que estão concorrendo, não a nada que possa inibir eles de receberem os votos, pois serão computados normalmente.

B.B: Então os candidatos que estão DEFERIDOS COM RECURSO estão aptos para serem votados?

E.P: Exatamente, assim como ocorreu na eleição passada, onde ouve uma confusão, no ponto de vista legal a uma separação, mas para o eleitor é transparente, ele pode votar no candidato dele normalmente, tanto é que ele estará na urna, se ele digitar o número dele, a foto irá aparecer normalmente, porque a candidatura dele está Deferida, apenas está pendente alguma avaliação que será definida em breve. Acreditamos que até o final do ano, o TSE irá definir todas as candidaturas que estão pendentes de averiguação, mas que estão Deferidas e os candidatos estão concorrendo.

Qual sua mensagem em nome da Justiça Eleitoral para os eleitores que comparecerão nas urnas no próximo domingo (05)?

Para que compareça, exercite seu voto que é um direito constitucional, o voto é igual para todos, tem o mesmo valor. Assim como tem ficais da Justiça Eleitoral, tem ficais dos partidos políticos.  Para que o eleitor exerça seu voto com consciência, não venda seu voto, seu voto a urna eletrônica garante o sigilo dele, preserve o sigilo do seu voto, pois qualquer tentativa de fotografar voto, seja com chaveiro, com caneta, com celular, com câmeras, isso será coibido. Então eu recomendo os eleitores que evite dissabores e transtornos no dia da eleição, pois ele poderá ser detido, no caso por tentativa de fotografar o seu voto. Então a recomendação é que, o voto seja exercido conforme é previsto na Constituição. Quem compra voto comente crime, quem vende comete um crime muito maior. No entendimento da Justiça Eleitoral, quem vende seu voto comete um crime muito maior, porque vicia toda a vontade popular, já que o voto é igual, valorize seu voto. Essa é a recomendação da Justiça Eleitoral.