3 de novembro de 2015

EDUCAÇÃO: o abandono de um dos maiores colégios do Estado de Goiás

Escrito por: Badiinho Filho

Fotos: Reprodução/Internautas

Filmagens aéreas: Osman Gomes/Aero Drone 

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A cada ano que passa os números da criminalidade crescem assustadoramente na cidade de Catalão, onda de homicídios (26 em 2015), prisões de jovens e menores que muito cedo ingressaram no mundo do crime. É nítido e notório que a inserção destes jovens em crimes e delitos estão ligados na pífia educação que os governos proporcionam as famílias de baixa renda e, claro, em Goiás e em Catalão não é diferente, basta qualquer pai e mãe fazer um tour pelas escolas públicas da cidade, principalmente nas da rede estadual para notar a falta de estrutura nas escolas.

Um dos maiores descasos em Catalão é o Colégio Estadual Polivalente Dr. Tharsis Campos, o qual por 38 anos chegou a atender praticamente 60% dos alunos da cidade, hoje recebendo o nome de Centro de Ensino em Período Integral do Ensino Médio e recebendo 84 alunos das 07h30min às 17hrs está funcionando limitadamente, pois a estrutura física de um dos maiores colégios do estado está em reforma desde abril de 2013, a qual foi paralisada aproximadamente seis meses depois de iniciada.

No local pisos foram quebrados, banheiros desmanchados e o telhado do refeitório e do laboratório de informática arrancados, além de um pavilhão com inúmeras salas de aulas em obras que estão inacabadas. Na época, o comentário é que os funcionários da empreiteira teriam deixado a obra para dar auxílio na conclusão de outras duas obras em Catalão e no Distrito de Pires Belo, em seguida deixaram a obra por falta de repasses a empreiteira. A obra é responsabilidade da Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop).

Recentemente uma nota publicada no Jornal Semanário O Catalão do jornalista Pidim José Pedro Júnior, a qual foi republicada aqui Blog do Badiinho posteriormente, informando que a área construída de 8.100 m2 do colégio, a qual foi doada no ano de 1977 pelo saudoso Beto Rodrigues de Paula, agora é cobiçada para a possível construção do Centro Administrativo de Catalão (Sede da Prefeitura). A notícia foi vista com muita preocupação por uma grande parte da população de Catalão, especialmente dos moradores dos bairros, Pontal Norte, Nossa Senhora de Fátima, São Francisco, Castelo Branco I e II e seus oito bairros que o margeiam, parte do Santa Terezinha e Santo Antônio, que poderão perder um dos colégios de grande porte de Goiás para inutilidade de um Centro Administrativo que pode permanecer onde está. A dúvida que fica é a respeito dos cerca de R$ 2 milhões de reais que foram destinados para a reforma.   

O Blog do Badiinho colheu algumas imagens aéreas com o Aero Drone, as quais mostram a precariedade da Colégio que poderia ser modelo para Catalão e para o Estado de Goiás.

Mais sobre o Colégio Polivalente Dr. Tharsis Campos

O Colégio Polivalente Dr. Tharsis Campos desde 2013 está na ativa como Centro de Ensino em Tempo Integral do Ensino Médio. Nesse modelo, apresentou nota 5,1 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), sendo que a meta era 4,2. No Enem, resultado 2015, 1º lugar no ranking das escolas da regional de Catalão e 29º em Goiás. Ainda, em 2015, resultado de duas aprovações em vestibular federal e outra no curso de Direito, CESUC, antes do encerramento do período letivo.

Com base em avaliações externas, a Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esportes formalizou o posicionamento em defesa da escola pública em tempo integral como sendo aquela com melhores condições de garantir eficácia, coesão social e equidade desempenho escolar. Quando observamos os resultados do exame internacional PISA, por exemplo, verificamos que em nenhum dos países bem posicionados os estudantes contam com apenas quatro horas de aula por dia. O mesmo ocorre quando temos os dados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): escolas em tempo integral são as que promovem os melhores resultados de aprendizagem no Brasil, sendo elas públicas ou privadas.

Nessa perspectiva, temos que considerar o apoio e esforços de secretarias estaduais e municipais de Educação na implementação e no desenvolvimento desse modelo escolar, visando fortalecê-lo e torná-lo uma política nacional de educação. Esse apoio deve ser realizado por meio de uma parceria estratégica, visto que apesar da estrutura precária do CEPI Polivalente apresentou o modelo de escola em tempo integral com êxito na rede onde está implementado. Além da excelência acadêmica e de professores com dedicação exclusiva, ele promove a construção do projeto de vida dos estudantes, estimulando sua autonomia e seu protagonismo.

 Analisado dentro da rede, este modelo de escola teve desempenho 24% maior no Ensino Médio, na última edição do SAEGO (Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás), houve melhoria na distribuição dos níveis de proficiência em português e matemática.