Ícone do site Badiinho

Concessionário afirma que duplicação da BR-050 em Catalão será entregue em outubro e inaugurada em novembro

A trincheira que ligará o centro ao bairro Castelo, e vice-versa, será liberada na segunda quinzena de outubro. Foto: Divulgação/Ecovias Minas Goiás

Em um uma reunião com representantes do município e com a imprensa de Catalão na sede do CREA na tarde desta sexta-feira (19/09), a Ecovias Minas Goiás confirmou que vai liberar toda a duplicação da BR-050, no perímetro urbano de Catalão, até o fim de outubro. Além disso, a concessionária disse que a previsão é para novembro a cerimônia de inauguração, que poderá contar até com a presença do Presidente da República.

Segundo o gerente Guilherme Sampaio, os motoristas poderão utilizar todos os dispositivos ainda neste mês. Dessa forma, a população terá mais mobilidade e segurança no tráfego diário. “Em outubro concluímos as liberações. Já em novembro realizaremos uma solenidade especial para marcar a entrega do empreendimento”, destacou.

Liberações previstas

A trincheira que liga a Rua Portugal Porto Guimarães à GO-330 será liberada até o final de setembro. Por ela, ficará o acesso ao bairro Castelo Branco e adjacências até a conclusão do dispositivo do JK. Foto: Divulgação/Ecovias Minas Goiás

O coordenador de obras David Garcia explicou que, já no início de outubro, ocorrerão mudanças importantes no tráfego. Primeiro, os condutores passarão a utilizar o viaduto que dá acesso à GO-330. Em seguida, a liberação contemplará os dispositivos do bairro Castelo Branco e do JK. Assim, a fluidez deve melhorar e os transtornos tendem a diminuir.

Enquanto isso, a concessionária segue trabalhando no acesso ao Pontal Norte. Vias marginais e novos dispositivos de retorno vão organizar a entrada e a saída do bairro, o que deve reduzir conflitos no trânsito. Além disso, os pedestres contarão com uma nova passarela em frente ao rodo shopping, que será entregue ainda em outubro.

Segurança no tráfego

Reunião entre representantes da Ecovias Minas Goiás, do município, e com a imprensa de Catalão. Foto: Badiinho Moisés

Guilherme também comentou os acidentes registrados no dispositivo do DMIC. Ele lembrou que o projeto recebeu aprovação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). No entanto, muitos incidentes ocorreram por excesso de velocidade ou por cargas mal acondicionadas em veículos pesados. “É essencial que os usuários respeitem a sinalização e os limites de velocidade”, reforçou.

Fiscalização da PRF

O inspetor Wesley Almeida, da Polícia Rodoviária Federal, avaliou que a duplicação também vai facilitar o trabalho de fiscalização. Afinal, a PRF atua para proteger vidas. “Pedimos que os condutores sigam os desvios corretos e obedeçam à sinalização. Essa atenção é fundamental para evitar acidentes”, ressaltou.

Consequentemente, com a conclusão das obras, Catalão deve ganhar em mobilidade, segurança e qualidade de vida no trânsito.

Sair da versão mobile