A duplicação da BR-050 em Catalão, realizada pela Ecovias Minas Goiás, já alcançou 90% de conclusão e segue avançando para a fase final. O projeto deve transformar a mobilidade urbana e, ao mesmo tempo, aumentar a segurança viária em toda a região. As informações são da assessoria da própria concessionária.
Novos trechos em funcionamento
Nos próximos dias, a concessionária vai liberar mais quatro quilômetros de pista duplicada. Apesar de ainda estarem em finalização, esses trechos já vão contribuir para dar mais fluidez ao tráfego no perímetro urbano. Enquanto isso, as equipes continuam executando obras complementares para acelerar a conclusão definitiva.
Além disso, outro marco importante será a entrega do dispositivo do km 276, considerado estratégico para Catalão. A estrutura conta com duas Obras de Arte Especiais, incluindo a transposição da linha férrea operada pela VLI. Com esse dispositivo, os motoristas terão acesso direto da Rodovia Municipal Sebastião de Pádua à BR-050. Dessa forma, a circulação interna ficará mais prática, empresas locais ganharão em logística e o trânsito urbano será desafogado, aumentando também a segurança.
Investimento de R$ 200 milhões
A duplicação em Catalão possui 11,54 quilômetros de extensão e integra o programa de modernização da BR-050. O investimento, que chega a R$ 200 milhões, contempla:
-
11 km de duplicação;
-
12 km de vias marginais;
-
cinco dispositivos em desnível;
-
uma passarela;
-
duplicação do viaduto sobre a linha férrea.
Impacto regional
A Ecovias Minas Goiás administra 436,6 km da BR-050, entre Cristalina (GO) e Delta (MG). Com a duplicação em Catalão, a concessionária dá mais um passo para entregar um trecho 100% duplicado em toda a concessão. Assim, o compromisso com a segurança, a fluidez do tráfego e a sustentabilidade se reforça em benefício de motoristas, empresas e comunidades locais.

