Dois detentos fugiram do Presídio Professor Jacy de Assis, em Uberlândia, na madrugada desta segunda-feira (5). Segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp-MG), eles saíram da cela, pularam o muro da unidade e escaparam.
A direção do presídio identificou os fugitivos como Bruno Eduardo Silva Soares, de 28 anos, e Gilberto Alves dos Santos, de 36. O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) informou que Bruno cumpre condenação por subtração de pertences de vítimas e Gilberto responde por tentativa de homicídio.
Investigação da fuga
Ainda conforme a Sejusp, a direção da unidade instaurou um procedimento interno para apurar as circunstâncias da fuga e eventuais responsabilidades. Enquanto isso, as forças de segurança seguem em busca dos detentos.
Além disso, a secretaria reforçou que a população pode colaborar com informações que ajudem na recaptura. As denúncias podem ser feitas, de forma anônima, pelo Disque Denúncia Unificado 181. A ligação é gratuita.
Outra fuga recente no presídio

Na terça-feira (30), outro detento também conseguiu fugir da unidade. Denner Rodrigues de Assis, de 26 anos, escapou após transpor a barreira de segurança do presídio, segundo a Sejusp.
Durante as buscas, moradores registraram a movimentação nas imediações da unidade. A operação contou com o apoio da aeronave Pegasus, da Polícia Militar (PM). Até o momento, Denner não foi recapturado.
Histórico criminal
De acordo com o Sistema Eletrônico de Execução Unificado do TJMG, Denner cumpria pena por receptação. O processo aponta que ele descumpriu as condições do regime semiaberto e da monitoração eletrônica em junho de 2024.
Por causa disso, a Justiça expediu um novo mandado de prisão para o cumprimento da pena em regime fechado. Além desse crime, Denner possui passagens por outros delitos contra o patrimônio e registros no sistema prisional mineiro desde 2019, conforme a Sejusp.
As forças de segurança continuam as buscas pelo foragido.











