4 de setembro de 2018

Donos de propriedades rurais têm só mais esse mês para fazer sua declaração do Imposto Territorial Rural (ITR)

Iniciada no último dia 13 de agosto, o prazo para a entrega da declaração do Imposto Territorial Rural (ITR), vai até o dia 28 de setembro, lembra o Contador Marcelo Cordeiro.

Segundo Cordeiro, quanto mais utilizada a área, com atividades de agricultura ou pecuária, menor o imposto. “A gente lembra que toda pessoa física ou jurídica que tem algum imóvel rural tem que fazer a declaração. Lembramos ainda que o produtor deve ficar de olho na pauta de cada município, porque isso pode interferir diretamente no cálculo do seu imposto”, finaliza Marcelo Cordeiro.

Entenda o que é o ITR

O Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) é um tributo federal que se cobra anualmente das propriedades rurais. Precisa ser pago pelo proprietário da terra, pelo titular do domínio útil ou pelo possuidor a qualquer título.

Como se calcula

O imposto varia conforme o tamanho da propriedade e seu grau de utilização. Quanto maior a terra, maior o imposto a ser pago. Quanto mais utilizada (com atividades de agricultura ou pecuária), menor o imposto.

Escrito por: Badiinho Filho