Ícone do site Badiinho

Hemocentro realiza ação de doação de sangue nesta terça-feira (21) em frente à Praça Getúlio Vargas

Hemocentro de Catalão reforça estoque de sangue com ação especial no centro de Catalão - Foto: Badiinho Moisés

A Unidade Móvel do Hemocentro de Catalão está instalada na Avenida 20 de Agosto, em frente à Praça Getúlio Vargas, realizando nesta terça-feira (21) uma ação especial de coleta de sangue. A equipe permanece no local até as 16h, com estrutura preparada para receber os doadores. Esta é a terceira edição do ano realizada no ponto, escolhido por ser uma área de grande circulação de pessoas.

População é convidada a participar

A enfermeira responsável técnica, Mariana Samhan, destacou a importância da participação da comunidade.

“É um ponto de bastante visualização, a maioria das pessoas passa por ali durante o dia, e a gente espera que seja uma coleta bem volumosa”, afirmou.

Estoque de sangue está baixo

Segundo Mariana, o Hemocentro enfrenta baixo estoque de sangue, principalmente dos tipos O negativo e A negativo. O aumento da demanda por pacientes com essas tipagens afetou todas as unidades do estado.

“Precisamos reabastecer nosso estoque, que entrou em déficit dessas tipagens”, alertou.

Quem pode doar

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. É necessário estar em boas condições de saúde, apresentar documento original com foto e passar pelas triagens médicas.
O processo de doação é simples e rápido, levando cerca de 30 a 40 minutos.

Atendimento na unidade física

Durante a ação de hoje, a unidade física do Hemocentro está fechada, pois toda a equipe foi deslocada para a coleta externa. Nos demais dias, o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h, na Rua Osório Vieira Leite, nº 78, Bairro São João, atrás do Colégio Dona Iayá.

Reforço no fim de ano

A enfermeira lembrou que o fim de ano é um período crítico para os bancos de sangue, pois muitas pessoas viajam e as doações diminuem.

“Estamos retomando as coletas após a semana do saco cheio e queremos reforçar o estoque para não passar aperto em dezembro, quando aumentam as festividades e deslocamentos”, explicou.

Sair da versão mobile