30 de novembro de 2013

Dia Mundial de Luta Contra a Aids

Dia Mundial de Combate à Aids - editada final“Anglo American realiza todos os anos uma série de ações para conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção.”

 Com mais de 34 milhões de pessoas vivendo com HIV/Aids, lutar contra a doença se tornou uma prioridade mundial. O Dia Mundial da Luta Contra a Aids, lembrado sempre em 1º de dezembro, é símbolo desse movimento. Apesar de ainda não haver cura, a disseminação dos métodos preventivos revigora os esforços para reduzir os casos de Aids no mundo todo.

Como uma das principais protagonistas nesta luta, a Anglo American promove todos os anos uma série de ações para conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção. Para Catalão e Ouvidor está prevista a distribuição de preservativos, broches de laço vermelho, símbolo oficial da campanha no mundo com logomarca da empresa, folhetos e folders alertando sobre a importância do sexo seguro para empregados e contratados. O assunto também será tema dos diálogos de segurança que diariamente ocorrem nas operações de nióbio e fosfatos.

“A luta contra a Aids é uma bandeira tradicional da nossa empresa e faz parte da política de responsabilidade social do grupo. A Aids e a DST são assuntos com os quais nos preocupamos muito, a ponto de mantermos programas de prevenção, cuidado, suporte e tratamento”, comenta a Dra. Tatiana Bianchi, coordenadora de Saúde Ocupacional dos negócios Nióbio e Fosfatos da Anglo American.

A iniciativa inclui parceria realizada entre a Anglo American e ONGs para o desenvolvimento de programas e atividades de capacitação à população do entorno de suas operações. O objetivo é diminuir as desigualdades de gênero entre homens e mulheres, proteger e promover a saúde, os direitos sexuais e os direitos reprodutivos.

Anglo American e Aids

A luta contra a Aids é uma bandeira tradicional da Anglo American e faz parte de sua política de responsabilidade social. A companhia foi uma das primeiras a desenvolver uma ampla estratégia de conscientização e prevenção com o objetivo de minimizar a contaminação entre seus empregados. Hoje, na África do Sul, onde a questão do HIV/Aids é mais crítica, a Anglo American fornece gratuitamente medicamentos para o tratamento de seus empregados portadores do HIV, além de oferecer tratamento terapêutico para o empregado e seus familiares. No Brasil, a companhia realiza em datas específicas ações para reforçar a briga contra o vírus HIV, e estas ações são extensivas às comunidades onde a empresa está presente. No Dia Mundial de Combate à Aids, em 1º de dezembro, a empresa faz ampla campanha de conscientização de seus empregados para a prevenção da contaminação e disseminação da doença.

Thays Andrade
Assessoria de Comunicação