17 de março de 2019

DEMOLIÇÕES EM TRÊS RANCHOS: HUGO DELEON PARTICIPOU DE SÉRIE DE AUDIÊNCIAS EM BRASÍLIA-DF NA TENTATIVA DE SOLUCIONAR PROBLEMA

Prefeito Hugo Deleon ao lado de parte de comitiva que o acompanhava e de integrantes da AMUSUH. Foto: Reprodução

Na quinta-feira da semana passada, o prefeito da cidade de Três Ranchos, Hugo Deleon de Carvalho, esteve no Ministério de Minas e Energia, em Brasília-DF, para tratar a respeito das demolições de casas nas margens do Lago Azul promovidas pela Companhia Energética de Minas Gerais S.A (CEMIG).

A convite do presidente da Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas (AMUSUH), Lucimar Salmória, Hugo Deleon, ao lado de outros prefeitos e autoridades, participou de uma reunião que contou com a presença de representantes do Governo Federal, como o Ministro da Secretaria de Governo, General Carlos Alberto dos Santos Cruz, Chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, além do Ministro de Minas e Energia, Almirante Bento Costa Lima.

A séries de audiências marcadas pela AMUSUH para as dezenas de prefeitos, foi para tratar de assuntos relacionados aos municípios alagados por usinas hidrelétricas, afim de estabelecerem estratégias para potencializar o uso múltiplo dos lagos das usinas para além da geração elétrica. Centenas de municípios têm plena capacidade para receber mais visitantes e desenvolver esse importante setor gerador de renda, disse representantes da AMUSUH.

Já a participação do município de Três Ranchos nessas audiências, foi importantíssima para as tratativas das demolições que vem ocorrendo dentro da cota de inundação 661m, nos imóveis as margens do Lago Azul, afim de que sejam cessadas e não voltem a ocorrer em Três Ranchos.

Prefeito de Três Ranchos, Hugo Deleon, participou de audiências em Brasília-DF na última quinta-feira (14), na tentativa de impedir que demolições de casas nas margens do Lago Azul voltem a ocorrer. Foto: Reprodução

A secretária-executiva da AMUSUH, Terezinha Sperandio, que palestrou aos prefeitos presentes, ressaltou que as “Novas propostas prejudiciais aos municípios sedes de usinas e alagados estão chegando e outras que foram retiradas por meio da ação da Associação estão voltando. Temos um cenário político novo em Brasília em que 52% dos deputados eleitos e 82% dos senadores são novos e o ministérios também foram mudados. Agora é hora de agirmos mais uma vez articulando e conscientizando estes novos representantes sobre a realidade dos nossos municípios”, afirmou a executiva.

Prefeito de Três Ranchos, Hugo Deleon que participou da maratona de audiência na última quinta (14), destacou que a AMUSUH está acompanhando o município junto à problemática das demolições que vem ocorrendo dentro da cota de inundação 661m, nos imóveis junto ao Lago Azul. A questão é que existem questionamentos a situação e que portanto demandam apoio técnico fundamento, bem como também a revisão da base de cálculos da Compensação Financeira pela Utilização de Recursos Hídricos (CFURH), além da proposta em se manter o volume útil do reservatório de Emborcação.

Ao lado do Prefeito de Três Ranchos, estiveram a Secretária de Meio Ambiente, Clícia S Feitosa, o Pesquisador e colaborador Prof. Ms. Laurindo Elias Pedrosa, da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão, além do Secretário de Administração e Planejamento Municipal, Rolvander Pereira Wanderley.

 Ao final do expediente, o chefe do executivo de Três Ranchos gravou um vídeo explicado sua agenda em Brasília-DF. Assista:

Escrito por; Badiinho Filho