Ícone do site Badiinho

Delegado Pedro Democh explica golpe na compra e venda de carros pela internet em Catalão

Delegado Pedro Democh foi quem conduziu investigação policial que terminou com prisões em Rondonópolis-MT. Foto: Badiinho Moisés/Blog do Badiinho

A Polícia Civil de Goiás prendeu o líder de um esquema criminoso especializado em golpes na compra e venda de veículos pela internet durante a Operação Falso Intermediário. A investigação, conduzida pelo 1º Distrito Policial de Catalão, contou com o apoio da Polícia Civil do Mato Grosso e revelou um prejuízo de aproximadamente R$ 100 mil apenas para vítimas do município.

Leia também:

-Esquema de estelionato que causou prejuízo de R$ 100 mil em Catalão é alvo de operação policial

Segundo o delegado Pedro Democh, o golpe, embora antigo, continua entre os mais frequentes na região. Inicialmente, o criminoso entra em contato com o verdadeiro vendedor por meio de plataformas de marketplace. Em seguida, demonstra interesse imediato, afirma que a venda já está garantida e pede a retirada do anúncio original.

Logo depois, o golpista cria um novo anúncio do mesmo veículo, porém com valor abaixo do mercado. Assim, ele atrai compradores com mais facilidade. Quando um interessado entra em contato, o criminoso passa a intermediar toda a negociação, criando histórias falsas para enganar as duas partes.

Nesse processo, o golpista orienta o comprador a procurar o verdadeiro dono do veículo, geralmente se passando por um parente ou conhecido. Posteriormente, ao final da negociação, ele induz a vítima a realizar o pagamento via PIX para contas de terceiros.

“O dinheiro não chega ao verdadeiro proprietário. Somente após a transferência é que as vítimas percebem que sofreram o golpe”, explicou o delegado. Além disso, Democh destacou que, na maioria dos casos, tanto o vendedor quanto o comprador acabam vítimas do estelionato.

Operação em Rondonópolis

Operação policial foi trabalho integrado entre Polícia Civil de Goiás e do Mato Grosso. Foto: Divulgação/9ª DRPC

Durante as investigações, a Polícia Civil identificou duas vítimas de Catalão lesadas pelo mesmo autor, residente em Rondonópolis (MT). A partir dessa constatação, a equipe organizou a operação policial e cumpriu 10 mandados judiciais, sendo cinco de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão.

Como resultado, dois suspeitos já estão presos. Enquanto isso, outros três permanecem foragidos, porém identificados, e continuam sendo procurados pelas forças de segurança. Além disso, os policiais apreenderam celulares e outros dispositivos eletrônicos, que agora passam por análise para subsidiar a conclusão do inquérito.

Orientações para evitar golpes

Foto: Reprodução

Por fim, o delegado reforçou que a prevenção é essencial, já que crimes virtuais não possuem fronteiras e podem envolver criminosos de outros estados. Por isso, ele orienta que a população redobre a atenção durante negociações online.

Entre as principais recomendações estão desconfiar de pedidos para retirar anúncios do ar, evitar qualquer tipo de mentira durante a negociação e conversar diretamente com o verdadeiro proprietário do veículo. Além disso, o delegado alerta para que transferências bancárias sejam feitas apenas para a conta do dono legítimo do bem.

“Se alguém pede para mentir ou solicita o envio de dinheiro para terceiros, existe um forte indício de golpe”, alertou.

A Polícia Civil orienta que qualquer suspeita de estelionato seja imediatamente comunicada às autoridades para agilizar as investigações e evitar novos prejuízos à população.

Sair da versão mobile