anuncie

24 de setembro de 2020

DEFINIDA A PROGRAMAÇÃO DA 144ª FESTA EM LOUVOR A NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO, QUE NESTE ANO, SERÁ SEM A PRESENÇA DE FIÉIS E COM TRANSMISSÃO PELA INTERNET

144ª Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário será pela internet. Foto: Márcia Rosa/Reprodução.

Na tarde de ontem, quarta-feira (23), o Badiinho conversou com o festeiro da 144ª Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário, que nos confirmou a realização da tradicional festa religiosa, porém, de uma forma bem diferente e bastante restritiva.

De acordo com Ginercley Pereira dos Santos, que acompanhado de sua mãe, Elisabel Calaça, são o casal responsáveis pela organização da Festa do Rosário deste ano, a Alvorada será realizada no dia 02 de outubro, às 04h30 da manhã, porém, sem participação popular. Dos mais de 20 ternos compostos por mais de 5 mil dançadores, o atual presidente da Irmandade Nossa Senhora do Rosário, João Costa Alves ‘Costinha’, também disse que todos os ternos foram convidados a participarem, porém, somente com três ou quatro integrantes, que deverão estar em carros abertos para que sejam evitadas aglomerações de pessoas. Participarão da Alvorada, o Padre, casal de festeiros, reinado e o General das Congadas, responsável pelo apito de abertura da festa.

Casal de festeiros da 144ª Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário, Ginerclei Pereira dos Santos e Elisabel Calaça (Mãe e Filho). Foto: Badiinho Filho.

Com relação ao tradicional café da manhã, o festeiro informou que serão montados kits individuais para serem distribuídos para os participantes das congadas que se fizerem presentes.

Dentro da programação, ficou decidido que a imagem de Nossa Senhora do Rosário, irá percorrer ruas e avenidas da cidade de Catalão em uma carreata, dando assim, a oportunidade dos devotos de Nossa Senhora, poderem vê-la, bem como outra carreata com as bandeiras de cada terno de Congo.


TERÇOS E MISSAS 

Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Catalão. Foto: Badiinho – Arquivo.

 Terços e missas poderão ser acompanhados por meio de transmissão ao vivo pela página da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário no Facebook.

Lembrando ainda, que a procissão foi substituída pela carreta que será realizada no dia 11 de outubro, com a imagem de Nossa Senhora do Rosário.

PARTE COMERCIAL E FESTIVA DA FESTA SUSPENSAS PELA PANDEMIA DA COVID-19

Festa do Rosário de 2020 não contará com as tradicionais barraquinhas. Foto: Reprodução.

Um outro setor da maior festa religiosa, bastante tradicional, são as centenas de barraquinhas, que comercializam de vestuário a alimentação todos os anos, mas que neste ano teve que serem vetadas em decorrência da pandemia da Covid-19. Também ficaram suspensos a parte festiva, como o ranchão com leilões e shows, bem como também a praça de alimentação.


FESTA ONLINE SERÁ DO DIA 02 A 12 DE OUTUBRO

Ficou definindo que a 144ª Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário, será realizada do dia 02 a 12 de outubro, com transmissão ao vivo pela página da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário no Facebook. Confira abaixo a programação completa:

Foto: Divulgação – Irmandade Nossa Senhora do Rosário.
Foto: Divulgação – Irmandade Nossa Senhora do Rosário.

 

Escrito por: Badiinho Filho