5 de dezembro de 2020

DADOS DA AIDS EM CATALÃO: EM 2020 38 PESSOAS CONTRAÍRAM O VÍRUS HIV, 285 PESSOAS FAZEM TRATAMENTO, E 8 MORTES FORAM REGISTRADAS

Foto: Reprodução

De acordo com o Médico Infectologista da cidade de Catalão, Dr. Franco Nero Tristão, nesse ano de 2020, um total de 38 pacientes testados no CTA tiveram resultado positivo para contaminação do vírus HIV em Catalão, três a mais do que no ano passado, ano em que foi registrado 35 novos casos na cidade.

O infectologista também nos disse que um total de 285 pacientes ativos estão em tratamento no Centro de Aconselhamento e Testagem de Catalão e do Serviço de Atendimento Especializado (CTA/SAE), e um total de 8 pessoas morreram em Catalão nesse ano por complicações provenientes ao vírus da Aids.

Na dúvida, a melhor saída para pessoa é dirigir-se ao CTA, localizado na Avenida 20 de Agosto (ao lado do SAMU) para fazer o teste rápido de HIV. No local, a pessoa tem o sangue coletado e o resultado sai rapidamente, em apenas 15 minutos.

Atualmente cerca de 920 mil pessoas vivem com HIV no Brasil: 89% delas foram diagnosticadas, 77% fazem tratamento com antirretroviral e 94% das pessoas em tratamento não transmitem o HIV por via sexual, por terem atingido carga viral indetectável. Até outubro deste ano, cerca de 642 mil pessoas estavam em tratamento com antirretroviral, enquanto, em 2018, eram 593.594 pessoas em tratamento.

Dr. Franco Nero Tristão, é Médico Infectologista e coordenador do Centro de Aconselhamento e Testagem na cidade de Catalão (CTA). Foto: Facebook/Reprodução

“No último dia 1º de dezembro foi o dia mundial de combate ao vírus da Aids, um vírus que tem a tendência de atacar o sistema imunológico, que deixa o nosso organismo exposto a vários tipos de infecções e que podem comprometer a nossa vida.

A Aids é uma doença transmitida principalmente pelo sexo desprotegido, e de compartilhamento de agulhas.

Nesse mês de dezembro, conclamamos a você a ter uma reflexão sobre essa doença, que ainda é uma grande realidade em nossa vida, e vamos tentar evitar contrair essa doença, através do sexo seguro com uso de preservativos, para que a gente possa preservar não somente a nossa saúde, como a saúde daquela pessoa que a gente ama”, disse Dr. Fernando Nero Tristão, Médico Infectologista e coordenador do Centro de Aconselhamento e Testagem de Catalão (CTA).

 

Escrito por: Badiinho Filho