20 de maio de 2014

Crianças do projeto “Mãos que Tocam” fazem sua primeira apresentação em Catalão

Escrito por: Ascom Anglo American

Projeto Mãos que tocam 1
“Projeto, que conta com apoio da Anglo American, atende 100 crianças do bairro Jardim Paraíso e adjacentes”

Aconteceu, no dia 9 de maio, a primeira apresentação do Projeto Mãos que Tocam, que conta com o apoio da Anglo American. Cerca de 100 crianças e adolescentes, sob a coordenação do professor de música Joel Almeida, encantaram o público da escola Alan Kardec, em Catalão.

O projeto, que recebe o apoio da Anglo American pela primeira vez, consiste na inserção social de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, entre 9 e 17 anos, do bairro Jardim Paraíso e adjacentes, no mundo da música por meio de aulas de violão e atividades culturais. Além disso, a ação prevê ainda oficinas sobre prevenção e combate ao uso de drogas e à exploração e violência sexual contra os jovens.

Segundo a coordenadora de Gestão Social da Anglo American, Katie Millar, a empresa busca sempre investimentos com  base na sua Política de Investimento Social, que dá prioridade a temas como educação e cultura. “Esse projeto representa um avanço na qualidade de vida dessas crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. Ele soma cultura, educação e experiências de vida para casa uma delas”, comenta Millar.

Sobre a Instituição Obras Sociais Jorge Filho em Catalão

É uma associação civil de caráter filantrópico, beneficente, de assistência social, cultural e educacional, fundada em 1994, nas proximidades do que era o “lixão” de Catalão, onde crianças, jovens e adultos se concentravam em meio a más condições sanitárias, alta incidência de uso de drogas e de violência.

Ao longo dos anos, foram implantadas várias atividades realizadas por voluntários na sede da instituição e em pontos da cidade onde foram detectados problemas, nos bairros Castelo Branco (prostituição) e Pontal Norte (violência e drogas), atendendo às necessidades daquelas comunidades. As ações iam desde a distribuição de cestas básicas emergenciais, oficinas de higiene, atendimento médico, palestras educativas, até a implantação da Escola Allan Kardec, em 1999, oferecendo ensino gratuito e de qualidade às crianças e jovens da comunidade, hoje com 420 alunos.

Além dos funcionários contratados, cerca de 100 voluntários participam do funcionamento de três postos de atendimento e promoção social. A missão da organização é promover o pleno desenvolvimento do indivíduo, por meio de ações nas áreas educacional, ambiental, de saúde, formação profissional e cidadania, com ênfase na criança, jovens e famílias em faixa de risco social.