6 de Maio de 2020

CONTRAPROVA DÁ NEGATIVO PARA COVID-19 EM CAMINHONEIRO DE 59 ANOS QUE FALECEU 1 HORA APÓS DAR ENTRADA NA UPA; ÓBITO FOI NA SEMANA PASSADA, E RESULTADO EM TESTE RÁPIDO HAVIA DADO POSITIVO

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Catalão. Foto: Badiinho Filho

O caminhoneiro de 59 anos de idade, que faleceu uma hora após dar entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Catalão, na quinta-feira da semana passada (30/04), paciente que havia testado positivo para Covid-19 no teste rápido, teve resultado negativo em contraprova realizada pelo Laboratório Central de Saúde Pública- Dr. Giovanni Cysneiros (LACEN).

O resultado do exame saiu na tarde dessa quarta-feira (06), e foi informado ao Badiinho pelo Secretário Municipal de Saúde, Velomar Gonçalves Rios.

Ao Badiinho, Velomar disse que em Goiás, somente são consideradas mortes por Covid-19, mediante resultados positivos em exames realizados pelo LACEN. Porém, o Secretário de Saúde explicou, que a eficácia do teste rápido é somente a partir do oitavo de sintomas, e que a eficácia do PCR, exame realizado pelo LACEN, é até o sétimo dia de sintoma.

Com relação a confiabilidade dos testes rápidos Acrobiotec, disponíveis em Catalão, de acordo com o próprio fabricante, a confiabilidade é de 85%. Já a confiabilidade do PCR realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública – Dr. Giovanni Cysneiros (LACEN/GO), é de 99,9%.

 

ENTENDA O CASO

Na manhã da quinta-feira da semana passada (30/04), um caminhoneiro de 59 anos de idade, faleceu por insuficiência respiratória, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Catalão.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Catalão, informou que o homem deu entrada às 05h40 e faleceu 1 hora depois. Também foi informado que o paciente testou positivo para a Covid-19, em teste rápido realizado no mesmo.

Ainda de acordo com a nota emitida no dia do óbito, o motorista de caminhão já havia sofrido um infarto recentemente, era hipertenso, diabético e ex-fumante, afirmando ainda, que foi coletada amostra para a realização de exame de contraprova a ser feito pelo Laboratório Central de Saúde Pública, em Goiânia, o que foi feito, testando negativo para a contaminação do coronavírus.

Na mesma nota divulgada no dia 30 de abril pela Secretaria Municipal de Saúde, também foi informado que foram adotados os protocolos determinados pelo Ministério da Saúde, inclusive perante aos familiares do senhor que faleceu.

ATUALIZAÇÃO DOS CASOS EM CATALÃO-GO

Em novo boletim de atualização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), divulgado no final da tarde dessa quarta-feira (06), foi informado que seis casos que eram considerados suspeitos, deram negativos em exames realizados pelo LACEN.

Atualmente, os dados de Catalão são: 01 caso confirmado; 13 positivos em testes rápidos; 76 casos que deram negativos; 02 internações clínicas.

Foto: Divulgação/Secom – Prefeitura de Catalão


VEJA A NOTA COMPLETA:

A Secretaria Municipal de Saúde informa à população que hoje (06), foram negativados mais seis casos de suspeita de Coronavírus no município de Catalão. Se trata de:

01 mulher de 29 anos ;
01 mulher de 32 anos ;
01 mulher de 43 anos;
01 mulher de 50 anos;
01 mulher de 55 anos;
01 homem de 70 anos ;

Os casos acima negativados, não foram registrados como suspeitos, visto que durante a consulta médica, de imediato realizaram o teste rápido, testando todos negativos para a COVID-19.
A mulher de 59 anos de idade, que estava internada, recebeu alta. E o resultado do exame (PCR), enviado para o LACEN, do senhor de 59 anos que faleceu na UPA, testou negativo para a COVID-19.
Assim, de acordo com a atualização, 76 (setenta e seis ) casos estão negativados e hoje temos 13 (treze) casos de pessoas que testaram positivo através do teste rápido, 02 (duas) internações clínicas e 01 (um) caso confirmado, porém curado, em Catalão.
Lembrando que, só serão divulgados casos de suspeita de Coronavírus, quando a Secretaria Municipal de Saúde for notificada oficialmente pela unidade ao qual recebeu o paciente.

SECOM – Prefeitura de Catalão

 

Escrito por: Badiinho Filho