2 de outubro de 2023

CONTADOR MARCELO CORDEIRO FALA SOBRE OS CRITÉRIOS DE PRIORIDADE NO QUINTO LOTE DE RESTITUIÇÃO DO IR 2023

Desde o dia  22 de setembro, o quinto lote de restituição do Imposto de Renda 2023 foi liberado e está pronto para ser conferido. Este lote também inclui valores pendentes de anos anteriores, o que é uma ótima notícia para aqueles que estavam aguardando. O dinheiro foi creditado nas contas de 1.261.100 sorteados no dia 29 de setembro.

O valor total distribuído é de R$ 1.965.610.737,14. Destes, R$ 507.782.232,72 e foram destinados a pagamentos prioritários, que englobam:

-7.402 idosos com mais de 80 anos,

-57.572 contribuintes entre 60 e 79 anos,

-6.847 pessoas com alguma deficiência física ou mental ou que enfrentam doença grave,

-19.864 cuja principal fonte de renda é o magistério,

-E, por fim, 141.577 contribuintes que não têm prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a Declaração Pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via PIX.

Além disso, 1.027.838 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até dia 15 de setembro de 2023 também serão contemplados.

Marcelo Cordeiro, contador e vice-presidente do CRC-GO, faz um alerta importante:

“É importante lembrar que, se você não recebeu a restituição no dia 29 de setembro, é preciso verificar se sua declaração está com pendências. Neste ano, muitos contribuintes caíram na malha fina devido a despesas médicas. Se você descobriu que lançou algo errado, tem a chance de retificar a declaração. Caso você tenha em mãos todos os recibos e comprovantes de pagamento, a opção é aguardar para apresentar os documentos apresentados à Receita Federal a partir de 2 de janeiro de 2024.”

Para verificar se o dinheiro já está em sua conta, basta acessar o site da Receita, clicar em “Meu Imposto de Renda” e depois em “Consultar a Restituição”. A página fornece orientações e informações sobre como verificar a situação de sua declaração, incluindo o extrato de processamento, que pode ser acessado no e-CAC.

Lembre-se de que a restituição será depositada na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, seja diretamente ou por meio da chave PIX. Se, por algum motivo, o crédito não realizado (por exemplo, se a conta informada estiver desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até 1 (um) ano no Banco do Brasil.

A equipe da Complemento Contabilidade, sob a liderança de Marcelo Cordeiro, está à disposição para esclarecer dúvidas específicas. Você pode entrar em contato pelo telefone: (64) 3443-1633 ou visitar o endereço físico da Complemento Contabilidade, localizado na Rua Vereador Kaveffes Abrao, número 85, Centro. Eles terão o prazer de auxiliá-lo em questões relacionadas à restituição do Imposto de Renda.

Leia também:

-“A DECLARAÇÃO DO ITR É OBRIGATÓRIA PARA PROPRIETÁRIOS DE TERRAS RURAIS E, EXIGE ATENÇÃO AOS DETALHES”, DESTACA O CONTADOR DE CATALÃO, MARCELO CORDEIRO

-MARCELO CORDEIRO, VICE-PRESIDENTE DO CONSELHO DE CONTABILIDADE, ORIENTA MEIs SOBRE PAGAMENTO DAS DAS